A SOBERANIA E O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E OS IMPACTOS PARA A ORDEM CONSTITUCIONAL DO BRASIL
Resumen
O presente artigo intitulado "A Soberania e o Estado Democrático de Direito" objetiva abordar a relação entre a soberania e os princípios democráticos. Percorre-se, em etapas, interpretações doutrinárias construídas à luz de um horizonte multidisciplinar da Filosofia e da Ciência Política, consolidando-se em princípios do Direito Constitucional. Com base em uma perspectiva teórico-jurídica, o estudo centra-se em uma abordagem qualitativa, voltada à compreensão dos desafios enfrentados pelo Estado Moderno e Contemporâneo. Os resultados revelam que o Brasil, imerso em um cenário de declínio da soberania nacional e de retrocessos democráticos, enfrenta obstáculos persistentes à efetivação dos direitos fundamentais, frequentemente negligenciados ou apenas parcialmente concretizados ao longo da história. Por fim, conclui-se que essa conjuntura expõe fragilidades estruturais do Estado, comprometendo de forma significativa a ordem, a estabilidade e a integridade constitucional do Brasil.
Palavras-chave: Soberania. Estado Democrático de Direito. Ordem Constitucional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista, editada pelo Centro Universitário FACEX - UNIFACEX, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, caso existam, cedo os direitos autorais do referido trabalho ao UNIFACEX e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei Ordinária Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).