Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Direito UNIFACEX?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

1 LINHA EDITORIAL

A Revista de Direito UNIFACEX é um periódico anual virtual (eletrônico) que se destina à divulgação de ensaios e artigos científicos produzidos pelo Corpo Docente e Discente do Curso de Graduação em Direito do UNIFACEX, como também está disponível para a publicação de contribuições de outros professores e alunos brasileiros e/ou estrangeiros. Como submeter artigos...

 Antes de submeter um artigo, o(s) autor(es) deve(m) cadastrar-se no portal do periódico, no perfil 'autor'. Os artigos devem ser submetidos de acordo com os seguintes critérios e características técnicas.

 2 ORIENTAÇÕES GERAIS

 2.1 Todas as contribuições para publicação na revista, redigidas em português, espanhol ou inglês, rigorosamente corrigidas e revisadas linguisticamente, deverão ser enviadas por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do UNIFACEX ou de outras Instituições Acadêmicas, seja do Brasil ou do exterior;

 2.2 Os conceitos e opiniões expressos nas contribuições são de total responsabilidade do(s) autor(es) que deverão providenciar permissão, por escrito, para uso de qualquer tipo de ilustração publicada em outras fontes;

 2.3 O trabalho original, enviado pelo(s) autor(es), poderá ser retirado segundo seus critérios de conveniência, a qualquer momento antes de ter sido selecionado pelo Conselho Editorial da revista;

 2.4 O(s) original(ais) aprovado(s) poderá(ão) sofrer possíveis alterações, tanto de ordem normativa como de natureza ortográfica e/ou linguística, a serem executadas pela equipe de revisores da revista, com o objetivo de manter o padrão culto do idioma e a adequação às normas para apresentação de trabalhos científicos, sendo respeitado, porém, o estilo do(s) autore(s);

 2.5 Os colaboradores só poderão publicar, no máximo, 2 (dois) trabalhos em um mesmo número da Revista por vez, e serão aceito até (cinco) autores por paper submetido;

 2.6 Só serão aceitos textos que obedecerem aos quesitos de conteúdo e formatação aqui estabelecidos;

 2.7 O(s) trabalho(s) enviado(s) deverá(ão) se enquadrar na seção:

 Artigos científicos originais: relatos inéditos e completos de estudos e pesquisas científicas, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Extensão máxima: 20 laudas.

 

3 ESTRUTURAÇÃO DOS MANUSCRITOS

 

Os originais devem ser submetidos ao Conselho Editorial, em português, inglês ou espanhol, com estilo de redação claro e coerente na exposição das ideias, devendo ser digitado em extensão *.doc “Word for Windows versão Office 97 ou superior”, com base na NBR 6022:2003 que apresenta as seguintes diretrizes para elaboração de artigo científicos, fazendo uso de outras normas para tal finalidade: NBR 6023:2002 - Referências, NBR 6024: 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento, NBR 6028:2003 - Resumo, NBR 10520:2002 – Citações em documentos,NBR 14724: 2011 -Trabalhos acadêmicos – Apresentação e as normas de apresentação tabular do IBGE.


 Serão apresentadas informações sobre elementos que estruturam o artigo. São eles: fonte, margens, espaçamentos, indicativos de seção/capítulo e subseção, alíneas e ilustrações

 

 

3.1 Fonte

 a)      Fonte tamanho 12 para o texto;

b)      Fonte tamanho 10 para citações, notas de rodapé, legendas das ilustrações e das tabelas, paginação e epígrafe;

c)      Fontes recomendadas: Times New Roman.

 

3.2 Margens

 a)      Superior = 3 cm;

b)      Direita = 2 cm;

c)      Inferior = 2 cm;

d)      Esquerda = 3 cm;

e)      Citação longa = 4 cm da margem esquerda;

f)       Parágrafo = adentramento de1,25;

g)      Numeração das páginas = a partir da primeira lauda, na parte superior, à direita.

 

3.3 Espaçamento

 

a)      Texto = 1,5 cm;

b)      Citações longas (mais de três linhas) = simples;

c)      Referências = simples, com espaço simples entre as diferentes referências;

d)      Legendas de ilustrações = simples;

e)      Nota da folha de rosto = simples;

f)       Títulos das seções e subseções = simples;

g)      Entre texto e seção = um espaço (Enter) de 1,5 cm

h)      Resumo/abstract = simples;

i)        Nota de rodapé = simples.

 

3.4 Indicativos de Seção/Capítulo e Subseção

 

As seções e subseções tem a função de dividir o texto de um documento de forma ordenada obedecendo à hierarquia do assunto, ou seja, do geral ao específico. O indicativo de seção precede o título, alinhado à esquerda, dele separado por um espaço de caractere.

As subseções só surgem no texto após o desenvolvimento textual de uma subseção anterior. Os artigos a serem submetidos poderão utilizar até 5 subseções, a serem descritas da seguinte forma:

Seção Primária

Seção secundária

Seção terciária

Seção quaternária

Seção quinária

1

1.1

1.1.1

1.1.1.1

1.1.1.1.1

EXEMPLO

1 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

1.1 EVOLUÇÃO DOS SUPORTES DA INFORMAÇÃO

1.1.1 A biblioteca digital

1.1.1.1 A nova biblioteca de Alexandria

1.1.1.1.1 Obras disponíveis

 

3.5 Alíneas

 As alíneas são subdivisões de assunto sem título indicadas por uma letra minúscula seguida de parêntese, como no modelo a seguir:

 

Dessa forma, pode-se dizer que as atividades de Gestão da Informação compreendem:

a)      aquisição da informação;

b)      tratamento da informação;

c)      organização da informação;

d)      disseminação da informação.

 

3.6 ilustrações e tabelas

 

Na apresentação de ilustrações no texto (gravuras, fotografias, mapas, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, fórmulas, modelos gráficos), o título vem em tamanho 12 centralizado espaço simples (a cima do gráfico) e a fonte vem em tamanho 10 centralizado espaço simples (a abaixo do gráfico).

 

4. ESTRUTURAÇÃO DO ARTIGO ORIGINAL

O artigo original deve apresentar a respectiva estrutura:

a)      título e subtítulo (este, se houver);

b)      resumo e abstract; 

c)      palavras-chave;

d)      introdução;

e)      desenvolvimento;

f)       conclusão;

g)      referências;

h)      apêndices e anexos (caso existam).

 

-  Título e Subtítulo (este, se houver)

Deve ser constituído a partir da temática central do trabalho aplicada à abordagem direcionada a resolver o problema jurídico que motivou o trabalho, com apresentação em negrito e, se for o caso, separando com “:” (dois pontos) título e subtítulo 

 

-  Resumo e Abstract

 

No artigo deve constar o resumo informativo, caracterizado por apresentar a finalidade, a metodologia, os resultados e as conclusões do documento. Deve apresentarde 100 a 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras-chave, que representam o conteúdo do trabalho.

 

-  Palavras-chave

 

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo. As palavras são separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, devendo conter de 3 a 5 termos. Exemplo: Palavras-chave: Referências. Documentação. Artigo.

 

As expressões: Resumo e Palavras-chave devem vir em negrito, alinhadas à esquerda. A versão do resumo na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo). A versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés, por exemplo).

 

-  Introdução

 

A introdução deve apresentar de modo fluido no texto (a) a temática e sua contextualização jurídica, (b) a problemática jurídica e o seu respectivo referencial teórico, (c) a justificativa, (d) o objetivo geral e os objetivos específicos, (e) a metodologia e (f) a descrição breve das partes do desenvolvimento.

 

-  Desenvolvimento

 

Deve conter a parte substancial do trabalho, podendo ser dividida em partes, com a análise da temática proposta sob a contextualização indicada focada na problemática jurídica identificada e com vistas a atender aos objetivos geral e específicos estabelecidos, através da metodologia escolhida, devendo os resultados dessa análise serem apresentados de forma clara e sucinta.

 

-  Conclusão

 

A conclusão deve ser breve, exata e acompanhar a sequência proposta nos objetivos. Deve responder exclusivamente o(s) objetivo(s), diretamente ligada aos resultados obtidos. Podem ser positivas ou negativas, de forma impessoal.

 

-  Referências

 

As referências devem ser digitadas em espaço simples, sendo separadas entre si por um espaço simples em branco e alinhadas à esquerda.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato acessível pelo Microsoft Word (*.doc), OpenOffice Writer (*.odt) ou Rich Text Format (*.rtf) (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. As URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. As instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaro que o presente trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista, editada pelo Centro Universitário FACEX - UNIFACEX, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, caso existam, cedo os direitos autorais do referido trabalho ao UNIFACEX e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei Ordinária Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.