Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato acessível pelo Microsoft Word (*.doc), OpenOffice Writer (*.odt) ou Rich Text Format (*.rtf) (desde que não ultrapassem 2MB)
  • As URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.

Author Guidelines

Diretrizes para Autores

1 LINHA EDITORIAL

A Revista de Direito UNIFACEX é um periódico anual virtual (eletrônico) que se destina à divulgação de ensaios e artigos científicos produzidos pelo Corpo Docente e Discente do Curso de Graduação em Direito do UNIFACEX, como também está disponível para a publicação de contribuições de outros professores e alunos brasileiros e/ou estrangeiros. Como submeter artigos:

 Antes de submeter um artigo, o(s) autor(es) deve(m) cadastrar-se no portal do periódico, no perfil 'autor'. Os artigos devem ser submetidos de acordo com os seguintes critérios e características técnicas.

 2 ORIENTAÇÕES GERAIS

 2.1 Todas as contribuições para publicação na revista, redigidas em português, espanhol ou inglês, rigorosamente corrigidas e revisadas linguisticamente, deverão ser enviadas por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do UNIFACEX ou de outras Instituições Acadêmicas, seja do Brasil ou do exterior;

 2.2 Os conceitos e opiniões expressos nas contribuições são de total responsabilidade do(s) autor(es) que deverão providenciar permissão, por escrito, para uso de qualquer tipo de ilustração publicada em outras fontes;

 2.3 O trabalho original, enviado pelo(s) autor(es), poderá ser retirado segundo seus critérios de conveniência, a qualquer momento antes de ter sido selecionado pelo Conselho Editorial da revista;

 2.4 O(s) original(ais) aprovado(s) poderá(ão) sofrer possíveis alterações, tanto de ordem normativa como de natureza ortográfica e/ou linguística, a serem executadas pela equipe de revisores da revista, com o objetivo de manter o padrão culto do idioma e a adequação às normas para apresentação de trabalhos científicos, sendo respeitado, porém, o estilo do(s) autore(s);

 2.5 Os colaboradores só poderão publicar, no máximo, 2 (dois) trabalhos em um mesmo número da Revista por vez, e serão aceitos até (cinco) autores por paper submetido;

 2.6 Só serão aceitos textos que obedecerem aos quesitos de conteúdo e formatação aqui estabelecidos;

 2.7 O(s) trabalho(s) enviado(s) deverá(ão) se enquadrar na seção:

 Artigos científicos originais: relatos inéditos e completos de estudos e pesquisas científicas, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Extensão máxima: 20 laudas.

3 ESTRUTURAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Os originais devem ser submetidos ao Conselho Editorial, em português, inglês ou espanhol, com estilo de redação claro e coerente na exposição das ideias, devendo ser digitado em extensão *.doc “Word for Windows versão Office 97 ou superior”, com base na NBR 6022:2003 que apresenta as seguintes diretrizes para elaboração de artigo científicos, fazendo uso de outras normas para tal finalidade: NBR 6023:2002 - Referências, NBR 6024: 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento, NBR 6028:2003 - Resumo, NBR 10520:2002 – Citações em documentos,NBR 14724: 2011 -Trabalhos acadêmicos – Apresentação e as normas de apresentação tabular do IBGE.

Serão apresentadas informações sobre elementos que estruturam o artigo. São eles: fonte, margens, espaçamentos, indicativos de seção/capítulo e subseção, alíneas e ilustrações

3.1 Fonte

a)      Fonte tamanho 12 para o texto;

b)      Fonte tamanho 10 para citações, notas de rodapé, legendas das ilustrações e das tabelas, paginação e epígrafe;

c)      Fontes recomendadas: Times New Roman.

 

3.2 Margens

a)      Superior = 3 cm;

b)      Direita = 2 cm;

c)      Inferior = 2 cm;

d)      Esquerda = 3 cm;

e)      Citação longa = 4 cm da margem esquerda;

f)       Parágrafo = adentramento de1,25;

g)      Numeração das páginas = a partir da primeira lauda, na parte superior, à direita.

3.3 Espaçamento

a)      Texto = 1,5 cm;

b)      Citações longas (mais de três linhas) = simples;

c)      Referências = simples, com espaço simples entre as diferentes referências;

d)      Legendas de ilustrações = simples;

e)      Nota da folha de rosto = simples;

f)       Títulos das seções e subseções = simples;

g)      Entre texto e seção = um espaço (Enter) de 1,5 cm

h)      Resumo/abstract = simples;

i)        Nota de rodapé = simples.

3.4 Indicativos de Seção/Capítulo e Subseção

As seções e subseções tem a função de dividir o texto de um documento de forma ordenada obedecendo à hierarquia do assunto, ou seja, do geral ao específico. O indicativo de seção precede o título, alinhado à esquerda, dele separado por um espaço de caractere.

As subseções só surgem no texto após o desenvolvimento textual de uma subseção anterior. Os artigos a serem submetidos poderão utilizar até 5 subseções, a serem descritas da seguinte forma:

Seção Primária

Seção secundária

Seção terciária

Seção quaternária

Seção quinária

1

1.1

1.1.1

1.1.1.1

1.1.1.1.1

EXEMPLO

1 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

1.1 EVOLUÇÃO DOS SUPORTES DA INFORMAÇÃO

1.1.1 A biblioteca digital

1.1.1.1 A nova biblioteca de Alexandria

1.1.1.1.1 Obras disponíveis

 

3.5 Alíneas

 As alíneas são subdivisões de assunto sem título indicadas por uma letra minúscula seguida de parêntese, como no modelo a seguir:

Dessa forma, pode-se dizer que as atividades de Gestão da Informação compreendem:

a)      aquisição da informação;

b)      tratamento da informação;

c)      organização da informação;

d)      disseminação da informação.

 

3.6 ilustrações e tabelas

Na apresentação de ilustrações no texto (gravuras, fotografias, mapas, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, fórmulas, modelos gráficos), o título vem em tamanho 12 centralizado espaço simples (a cima do gráfico) e a fonte vem em tamanho 10 centralizado espaço simples (a abaixo do gráfico).

4. ESTRUTURAÇÃO DO ARTIGO ORIGINAL

O artigo original deve apresentar a respectiva estrutura:

a)      título e subtítulo (este, se houver);

b)      resumo e abstract; 

c)      palavras-chave;

d)      introdução;

e)      desenvolvimento;

f)       conclusão;

g)      referências;

h)      apêndices e anexos (caso existam).

-  Título e Subtítulo (este, se houver)

Deve ser constituído a partir da temática central do trabalho aplicada à abordagem direcionada a resolver o problema jurídico que motivou o trabalho, com apresentação em negrito e, se for o caso, separando com “:” (dois pontos) título e subtítulo 

-  Resumo e Abstract

No artigo deve constar o resumo informativo, caracterizado por apresentar a finalidade, a metodologia, os resultados e as conclusões do documento. Deve apresentarde 100 a 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras-chave, que representam o conteúdo do trabalho.

-  Palavras-chave

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo. As palavras são separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, devendo conter de 3 a 5 termos. Exemplo: Palavras-chave: Referências. Documentação. Artigo.

As expressões: Resumo e Palavras-chave devem vir em negrito, alinhadas à esquerda. A versão do resumo na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo). A versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés, por exemplo).

-  Introdução

A introdução deve apresentar de modo fluido no texto (a) a temática e sua contextualização jurídica, (b) a problemática jurídica e o seu respectivo referencial teórico, (c) a justificativa, (d) o objetivo geral e os objetivos específicos, (e) a metodologia e (f) a descrição breve das partes do desenvolvimento.

-  Desenvolvimento

Deve conter a parte substancial do trabalho, podendo ser dividida em partes, com a análise da temática proposta sob a contextualização indicada focada na problemática jurídica identificada e com vistas a atender aos objetivos geral e específicos estabelecidos, através da metodologia escolhida, devendo os resultados dessa análise serem apresentados de forma clara e sucinta.

-  Conclusão

A conclusão deve ser breve, exata e acompanhar a sequência proposta nos objetivos. Deve responder exclusivamente o(s) objetivo(s), diretamente ligada aos resultados obtidos. Podem ser positivas ou negativas, de forma impessoal.

-  Referências

As referências devem ser digitadas em espaço simples, sendo separadas entre si por um espaço simples em branco e alinhadas à esquerda.

Artigos Científicos

Viabilizar a divulgação da produção científica dos docentes e discentes do UniFacex, bem como do público externo, consolidando seus produtos de pesquisa no formato de artigos científicos, com recebimento em fluxo contínuo.

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