INEFICÁCIA DAS MEDIDAS PROTETIVAS NOS CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL UMA ABORDAGEM ACERCA DA AUSÊNCIA OU DEFICIÊNCIA DA FISCALIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO
Resumo
RESUMO
O presente trabalho estuda a violência doméstica contra a mulher, bem como a ineficácia das medidas protetivas previstas na Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha., visando identificar a ineficácia das medidas protetivas gerada por parte da fiscalização ou ausência dela do poder público. A metodologia a ser utilizada no presente artigo será a bibliográfica, por ser explorado aspectos teóricos e práticos, trazendo a problemática sob o aspecto de, é possível afirmar que as medidas protetivas são de fato ineficientes, e que a fiscalização não estão sendo efetiva pelo poder público? A edição da lei Maria da Penha trouxe avanços significativos de proteção a mulher, principalmente na previsão das medidas protetivas, contudo a falta de fiscalização ou deficiência dessas medidas geram a ineficácia, o principal fator gerado por esse problema é a insegurança jurídica e o medo de denunciar que persiste nas vítimas de violência doméstica, impossibilitando que o ciclo da violência termine.
Palavras-chave: Lei Maria da Penha. Medidas protetivas. Violência doméstica. Ineficácia. Poder Público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista, editada pelo Centro Universitário FACEX - UNIFACEX, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, caso existam, cedo os direitos autorais do referido trabalho ao UNIFACEX e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei Ordinária Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).