O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA E A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral contribuir para o estudo acerca de uma inclusão educacional, sobretudo no ensino público de níveis infantil, fundamental e médio, verdadeiramente eficiente. Neste sentido, busca-se responder a seguinte problemática: Ocorre de fato uma inclusão educacional eficiente de crianças e adolescentes portadores de graves deficiências intelectuais? Caso negativa a resposta, quais medidas deveriam ser estabelecidas para se buscar atingir a referida inclusão? Para tanto, a metodologia utilizada consta de pesquisa empírica, método de pesquisa dedutivo e coleta de dados predominantemente bibliográficos.Referências
BRASIL. Emenda Constitucional nº 19, de 04 de junho de 1988. Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos, controle de despesas e finanças públicas e custeio de atividades a cargo do Distrito Federal, e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, Centro Gráfico, 1988.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, Atlas, 24 ed. São Paulo, 2011.
FERREIRA, Windyz Brazão. Educação Inclusiva: Será que sou a favor ou contra uma escola de qualidade para todos? Revista da Educação Especial. 2005.
GONZALEZ REY, Fernando Luís; GOMES, Cláudia. Inclusão Escolar: Representações Compartilhadas de Profissionais da Educação acerca da Inclusão Escolar. Psicologia Ciência e Profissão, Campinas, 2007.
KELMAN, Celeste Azulay. Sociedade, educação e cultura. In: MACIEL, Diva Albuquerque; BARBATO, Silviane. Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. Brasília: UNB, 2010.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. Malheiros, 32 ed. São Paulo, 2006.
MIRANDA, Theresinha Guimarães. GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
MRECH, Leny Magalhães. Educação inclusiva: Realidade ou utopia? Disponível em <http://www.educacaoonline.pro.br/a_contrucao_de_politicas.asp?f_id>. Acesso em 27/02/2017.
PRIETO, Rosângela Gavioli. A construção de políticas públicas de educação para todos. Disponível em <http://www.educacaoonline.pro.br/a_contrucao_de_politicas.asp?f_id_artigo=152>. Acesso em 22/02/2017.
SILVA, Lídia Martins da. Educação inclusiva e formação de professores. Disponível em <http://bento.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/2010069353641lidia_monografia.pdf>. Acesso em 27/02/2017.
SILVEIRA, Flávia Furtado; NEVES Marisa Maria Brito da Justa. Inclusão Escolar de Crianças com Deficiência Múltipla: Concepções de Pais e Professores. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Universidade de Brasília – UNB, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Dissertação de Mestrado. Brasília, 2006.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, Willian. Inclusão: guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista, editada pelo Centro Universitário FACEX - UNIFACEX, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, caso existam, cedo os direitos autorais do referido trabalho ao UNIFACEX e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei Ordinária Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).