CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA CLÍNICA ORIENTADA PELA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA EM UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Autores/as

  • Wandeclebson Ferreira Júnior
  • Ana Andréa Barbosa Maux

Palabras clave:

Psicologia Clínica, Psicologia Humanista, Relato de Experiência.

Resumen

RESUMO: Os serviços-escola configuram-se como instituições com importante papel social, contribuindo para a formação de futuros profissionais e facilitado o acesso aos serviços psicológicos para a população. Com base nisso, o presente trabalho visa apresentar a experiência de estágio desenvolvida no Serviço-Escola de Psicologia (SEP) do Centro Universitário Facex – UNIFACEX, localizado na cidade de Natal/RN. A partir desta experiência, foi possível iniciar o processo de compreensão do fazer do profissional de Psicologia junto à sociedade, bem como perceber a importância da existência de um olhar comprometido por parte das instituições de ensino para com a construção profissional de seus estudantes. Espera-se, através deste estudo, fomentar discussões referentes aos diversos desafios envolvidos na transição vivenciada pelo aluno na saída da sala de aula para um contexto de desenvolvimento de atividades práticas. É esperado, ainda, que profissionais e pesquisadores, a partir das discussões contempladas, possam reconhecer o déficit de conteúdo na literatura e desenvolver novas pesquisas que abordem à prática clínica sob a ótica das correntes humanistas, em especial da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

Biografía del autor/a

Wandeclebson Ferreira Júnior

Psicólogo; Especialista em Saúda da Família; Pós-Graduando em Neuropsicologia Clínica.

Ana Andréa Barbosa Maux

Psicóloga; Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

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Publicado

2022-01-25

Cómo citar

Ferreira Júnior, W., & Maux, A. A. B. (2022). CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA CLÍNICA ORIENTADA PELA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA EM UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 17(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/1044