Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista CARPE DIEM: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1 LINHA EDITORIAL

 

Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX (ISSN 1518-5184) é uma publicação interdisciplinar editada pelo Centro Universitário FACEX (UNIFACEX), Instituição de Ensino Superior mantida pelo Centro Integrado para Formação de Executivos (CIFE), destinada à divulgação anual de produções científicas e acadêmicas inéditas nos formatos de artigo original.  Atualmente a Carpe Diem esta com conceito B2 no Qualis.

 

 Como submeter artigos...

 Antes de submeter um artigo, o(s) autor(es) deve(m) cadastrar-se no portal do periódico, no perfil 'autor'. Os artigos devem ser submetidos de acordo com os seguintes critérios e características técnicas.

 2 ORIENTAÇÕES GERAIS

 2.1 Todas as contribuições para publicação na revista, redigidas em português, espanhol ou inglês, rigorosamente corrigidas e revisadas linguisticamente, deverão ser enviadas por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do UNIFACEX ou de outras Instituições Acadêmicas, seja do Brasil ou do exterior;

 2.2 Os conceitos e opiniões expressos nas contribuições são de total responsabilidade do(s) autor(es) que deverão providenciar permissão, por escrito, para uso de qualquer tipo de ilustração publicada em outras fontes;

 2.3 O trabalho original, enviado pelo(s) autor(es), poderá ser retirado segundo seus critérios de conveniência, a qualquer momento antes de ter sido selecionado pelo Conselho Editorial da revista;

 2.4 O(s) original(ais) aprovado(s) poderá(ão) sofrer possíveis alterações, tanto de ordem normativa como de natureza ortográfica e/ou linguística, a serem executadas pela equipe de revisores da revista, com o objetivo de manter o padrão culto do idioma e a adequação às normas para apresentação de trabalhos científicos, sendo respeitado, porém, o estilo do(s) autore(s);

 2.5 Os colaboradores só poderão submeter, no máximo, 2 (dois) trabalhos em um mesmo número da Revista por vez, e serão aceito até (cinco) autores por paper submetido;

 2.6 Só serão aceitos textos que obedecerem aos quesitos de conteúdo e formatação aqui estabelecidos;

 2.7 O(s) trabalho(s) enviado(s) deverá(ão) se enquadrar na seção:

 Artigos científicos originais: relatos inéditos e completos de estudos e pesquisas científicas, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Extensão máxima: 20 laudas.

 

3 ESTRUTURAÇÃO DOS MANUSCRITOS

 

Os originais devem ser submetidos ao Conselho Editorial, em português, inglês ou espanhol, com estilo de redação claro e coerente na exposição das ideias, devendo ser digitado em extensão *.doc “Word for Windows versão Office 97 ou superior”, com base na NBR 6022:2003 que apresenta as seguintes diretrizes para elaboração de artigo científicos, fazendo uso de outras normas para tal finalidade: NBR 6023:2002 - Referências, NBR 6024: 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento, NBR 6028:2003 - Resumo, NBR 10520:2002 – Citações em documentos,NBR 14724: 2011 -Trabalhos acadêmicos – Apresentação e as normas de apresentação tabular do IBGE.


 Serão apresentadas informações sobre elementos que estruturam o artigo. São eles: fonte, margens, espaçamentos, indicativos de seção/capítulo e subseção, alíneas e ilustrações

 

 

3.1 Fonte

 a)      Fonte tamanho 12 para o texto;

b)      Fonte tamanho 10 para citações, notas de rodapé, legendas das ilustrações e das tabelas, paginação e epígrafe;

c)      Fontes recomendadas: Times New Roman.

 

3.2 Margens

 a)      Superior = 3 cm;

b)      Direita = 2 cm;

c)      Inferior = 2 cm;

d)      Esquerda = 3 cm;

e)      Citação longa = 4 cm da margem esquerda;

f)       Parágrafo = adentramento de1,25;

g)      Numeração das páginas = a partir da primeira lauda, na parte superior, à direita.

 

3.3 Espaçamento

 

a)      Texto = 1,5 cm;

b)      Citações longas (mais de três linhas) = simples;

c)      Referências = simples, com espaço simples entre as diferentes referências;

d)      Legendas de ilustrações = simples;

e)      Nota da folha de rosto = simples;

f)       Títulos das seções e subseções = simples;

g)      Entre texto e seção = um espaço (Enter) de 1,5 cm

h)      Resumo/abstract = simples;

i)        Nota de rodapé = simples.

 

3.4 Indicativos de Seção/Capítulo e Subseção

 

As seções e subseções tem a função de dividir o texto de um documento de forma ordenada obedecendo à hierarquia do assunto, ou seja, do geral ao específico. O indicativo de seção precede o título, alinhado à esquerda, dele separado por um espaço de caractere.

As subseções só surgem no texto após o desenvolvimento textual de uma subseção anterior. Os artigos a serem submetidos poderão utilizar até 5 subseções, a serem descritas da seguinte forma:

Seção Primária

Seção secundária

Seção terciária

Seção quaternária

Seção quinária

1

1.1

1.1.1

1.1.1.1

1.1.1.1.1

EXEMPLO

1 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

1.1 EVOLUÇÃO DOS SUPORTES DA INFORMAÇÃO

1.1.1 A biblioteca digital

1.1.1.1 A nova biblioteca de Alexandria

1.1.1.1.1 Obras disponíveis

 

3.5 Alíneas

 As alíneas são subdivisões de assunto sem título indicadas por uma letra minúscula seguida de parêntese, como no modelo a seguir:

 

Dessa forma, pode-se dizer que as atividades de Gestão da Informação compreendem:

a)      aquisição da informação;

b)      tratamento da informação;

c)      organização da informação;

d)      disseminação da informação.

 

3.6 ilustrações e tabelas

 

Na apresentação de ilustrações no texto (gravuras, fotografias, mapas, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, fórmulas, modelos gráficos), o título vem em tamanho 12 centralizado espaço simples (a cima do gráfico) e a fonte vem em tamanho 10 centralizado espaço simples (a abaixo do gráfico).

 

4. ESTRUTURAÇÃO DO ARTIGO ORIGINAL

O artigo original deve apresentar a respectiva estrutura:

a)      resumo e abstract;

b)      introdução; 

c)      referencial teórico;

d)      metodologia;

e)      análise e discussão dos resultados;

f)       conclusão;

g)      referências;

h) apêndices e anexos (caso existam)

 

-  Resumo e Abstract

 

No artigo deve constar o resumo informativo, caracterizado por apresentar a finalidade, a metodologia, os resultados e as conclusões do documento. Deve apresentarde 100 a 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras-chave, que representam o conteúdo do trabalho.

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo. As palavras são separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, devendo conter de 3 a 5 termos. Exemplo: Palavras-chave: Referências. Documentação. Artigo.

As expressões: Resumo e Palavras-chave devem vir em negrito, alinhadas à esquerda. A versão do resumo na língua do texto, para idioma de divulgação internacional, com as mesmas características (em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, por exemplo). A versão das palavras-chave na língua do texto para a mesma língua do resumo em língua estrangeira (em inglês Keywords, em espanhol Palabras clave, em francês Mots-clés, por exemplo).

 

-  Introdução

 

A introdução deve apresentar a delimitação do assunto tratado, o(s) objetivo(s) do trabalho (claramente expostos no último parágrafo), a sua relação com outros da mesma área de pesquisa e as razões que levaram o(s) autor(es) realizar(em) o trabalho.

 

-  Referencial teórico

 

Concomitantemente deve ser apresentado o referencial teórico adotado para a realização da pesquisa.

 

- Metodologia

 

A metodologia ou material e métodos deve conter informações disponíveis na revisão de literatura que permitam o desenvolvimento do trabalho. Devem estar claramente descritos de forma a possibilitar réplica do trabalho ou total compreensão do que e como foi realizado.

 

- Análise e discussão dos resultados

 

Os resultados devem ser apresentados de forma clara e sucinta, podendo ser utilizadas tabelas ou ilustrações (gravuras, fotografias, mapas, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, fórmulas, modelos gráficos). A discussão deve analisar os resultados, tentando relacioná-los com dados existentes na literatura. Deve sempre ter como base os resultados apresentados, com comentários a respeito dos resultados obtidos.

 

-  Conclusão

 

A conclusão deve ser breve, exata e acompanhar a sequência proposta nos objetivos. Deve responder exclusivamente o(s) objetivo(s), diretamente ligada aos resultados obtidos. Podem ser positivas ou negativas, de forma impessoal.

 

- referências

 

As referências devem ser digitadas em espaço simples, sendo separadas entre si por um espaço simples em branco e alinhadas à esquerda.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word 6.0 ou superior (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares para revisão cega. Bem como as “Referências”, estas estão relacionadas em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e de acordo com as normas da ABNT (NBR- 6023:2002).
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;Declaro que o presente trabalho é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Carpe Diem , editada pelo Centro Universitário FACEX - UNIFACEX, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores,caso existam, cedo os direitos autorais do referido trabalho ao UNIFACEX e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.