CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA CLÍNICA ORIENTADA PELA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA EM UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Authors

  • Wandeclebson Ferreira Júnior
  • Ana Andréa Barbosa Maux

Keywords:

Psicologia Clínica, Psicologia Humanista, Relato de Experiência.

Abstract

RESUMO: Os serviços-escola configuram-se como instituições com importante papel social, contribuindo para a formação de futuros profissionais e facilitado o acesso aos serviços psicológicos para a população. Com base nisso, o presente trabalho visa apresentar a experiência de estágio desenvolvida no Serviço-Escola de Psicologia (SEP) do Centro Universitário Facex – UNIFACEX, localizado na cidade de Natal/RN. A partir desta experiência, foi possível iniciar o processo de compreensão do fazer do profissional de Psicologia junto à sociedade, bem como perceber a importância da existência de um olhar comprometido por parte das instituições de ensino para com a construção profissional de seus estudantes. Espera-se, através deste estudo, fomentar discussões referentes aos diversos desafios envolvidos na transição vivenciada pelo aluno na saída da sala de aula para um contexto de desenvolvimento de atividades práticas. É esperado, ainda, que profissionais e pesquisadores, a partir das discussões contempladas, possam reconhecer o déficit de conteúdo na literatura e desenvolver novas pesquisas que abordem à prática clínica sob a ótica das correntes humanistas, em especial da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

Author Biographies

Wandeclebson Ferreira Júnior

Psicólogo; Especialista em Saúda da Família; Pós-Graduando em Neuropsicologia Clínica.

Ana Andréa Barbosa Maux

Psicóloga; Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

References

AMARAL, Anna Elisa Villemor et al. Serviços de psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 62, n. 136, p. 37-52, jun. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432012000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2018.

ARAÚJO, Eliana Silva Cassimiro de; VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Práticas docentes na Saúde: contribuições para uma reflexão a partir de Carl Rogers. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 97-104, jan/jun. 2013. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282328025010. Acesso em: 15 jul. 2018.

ARAÚJO, Iago Cavalcante; FREIRE, José Célio. Os valores e a sua importância para a teoria da clínica da abordagem centrada na pessoa. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v. 20, n. 1, p. 86-93, jun. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672014000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jun. 2018.

BARLETTA, Janaína Bianca; FONSECA, Ana Lucia Barreto da; DELABRIDA, Zenith Nara Costa. A importância da supervisão de estágio clínico para o desenvolvimento de competências em terapia cognitivo-comportamental. Psicol. teor. prat., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 153-167, dez. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872012000300013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 dez. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Diário Oficial da União, Brasília, 12 abr. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces062.pdf. Acesso em: 30 dez. 2018.

CERIONI, Rita Aparecida Nicioli; HERZBERG, Eliana. Expectativas de Pacientes acerca do Atendimento Psicológico em um Serviço-Escola: da Escuta à Adesão. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 3, p. 597-609, set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000300597&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 ago. 2018.

DANTAS, Jurema Barros. Plantão psicológico: ampliando possibilidades de escuta. Revista de psicologia. Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 232-241, jan/jun. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/5597/4034. Acesso em: 01 ago. 2018.

DUTRA, Elza. Formação do psicólogo clínico na perspectiva fenomenológico-existencial: dilemas e desafios em tempos de técnicas. Revista de Abordagem Gestáltica, Goiânia, v.19, n.2, p. 205-211, dez. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672013000200008&Ing=pt&nrm=iso. Acesso em: 07 dez. 2016.

EVANGELISTA, Paulo Eduardo Rodrigues Alves. Psicologia fenomenológica existencial: a prática psicológica à luz de Heidegger. Curitiba: Juruá, 2016.

MENEZES, Renata de Lourdes Costa de; MEDRADO, Betânia Passos. Formação em psicologia clínica: o estágio supervisionado como atividade potencial de desenvolvimento profissional. Interscientia, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 37-51, ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/article/view/34/31. Acesso em: 10 jul. 2018.

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; NEVES, Edwiges de Oliveira. O surgimento da clínica psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, v. 27, n. 4, p. 608-621, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007001200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2016.

OLIVEIRA, Rodrigo Giannangelo de. Uma experiência de plantão psicológico à polícia militar do estado de São Paulo: reflexões sobre sofrimento e demanda. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-25092006-150414/pt-br.php. Acesso em: 07 dez. 2017.

OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de et al . Reflexões sobre ética na supervisão em psicologia. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 63, n. 139, p. 217-225, dez. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432013000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 dez. 2018.

PERES, Rodrigo Sanches; SANTOS, Manoel Antônio dos; COELHO, Heidi Miriam Bertolucci. Atendimento psicológico a estudantes universitários: considerações acerca de uma experiência em clínica-escola. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 20, n. 3, p. 47-57, dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2003000300004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2018.

RAMALHO, Maria Regina Trajano; GOMES, Danyelle de Oliveira; TASSIGNY, Mônica M. A busca do conhecimento na contemporaneidade: debate crítico sobre a contribuição da ACP. In: TASSIGNY, Mônica M.;

SAMPAIO, Patrícia Passos (Org.). Temas em psicologia I: experiências em pesquisa Fortaleza: [s.n.], 2010. p. 261-292.

REBOUÇAS, Melina Séfora Souza; DUTRA, Elza. Plantão psicológico: uma prática clínica da contemporaneidade. Revista de Abordagem Gestáltica, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 19-28, junho 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672010000100004. Acesso em: 21 nov. 2016.

RECHTMAN, Raizel. O FUTURO DA PSICOLOGIA BRASILEIRA: uma questão de projeto político. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 4, n. 1, p. 69-77. 2015. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/578/525. Acesso em: 30 jul. 2018.

ROCHA, Maria Cristina. Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos. Rev. NUFEN, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 119-134, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912011000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 nov. 2016.

ROGERS, Carl R.. Tornar-se pessoa. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

ROGERS, Carl R.; STEVENS, Barry. De pessoa para pessoa: o problema de ser humano: uma nova tendência na psicologia. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1991.

SANTIAGO, Camila Bispo. Uma rica experiência: reflexão teórico - vivencial de uma estagiária embasada na Abordagem Centrada na Pessoa. 2010. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/tcc/CamilaSantiago.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

SANTOS, Danielle de Gois; SA, Roberto Novaes de. A existência como “cuidado”: elaborações fenomenológicas sobre a psicoterapia na contemporaneidade. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v.19, n.1, p. 53-59, jul. 2013. Disponível em: http://pepsci.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672013000100007&Ing=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 dez. 2016.

SOUSA, Lígia Cristina Azevêdo. As contribuições da abordagem centrada na pessoa ao transtorno depressivo: um estudo de caso. 2014. 51 p. Monografia (Curso de Psicologia do Departamento de Psicologia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

ZURBA, Magda do Canto. A clínica psicológica no contexto das políticas de saúde mental no Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis, v. 7, n. 16, p. 86-94. 2015. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/3381/4329. Acesso em: 01 jan. 2019.

Published

2022-01-25

How to Cite

Ferreira Júnior, W., & Maux, A. A. B. (2022). CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA CLÍNICA ORIENTADA PELA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA EM UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 17(1). Retrieved from https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/1044