EFICÁCIA E EFETIVIDADE DA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Vanessa Martins Santos Centro Universitário Unifacex

Resumo

São dois os tipos de democracia existentes em nosso país, quais sejam a democracia direta (sendo o povo titular e ao mesmo tempo aquele que exerce o poder político) e a democracia indireta (onde o povo continua sendo o titular do poder, porém não o exerce, elegendo representantes que o façam). A fim de que se proteja o poder popular na vigência da democracia indireta, a jurisdição faz uso de mecanismos que asseguram a legitimidade dos pleitos eleitorais de modo a garantir que o poder pertencente ao povo, e que todas as ações que visem concretizar os anseios políticos, sociais e jurídicos sejam dotadas de lisura e segurança. É papel predominante do Direito garantir o pleno gozo dos direitos constitucionais pela sociedade, dando respaldos e instrumentos adequados para que se combata qualquer ato atentatório aos direitos inerentes a todos. Desta feita, o presente artigo demonstrará a efetividade de um dos instrumentos utilizados como meio de proteção do eleitorado frente às ações executadas por representantes do povo, sendo este instrumento a Ação de Investigação Judicial Eleitoral. Far-se-á o estudo interdisciplinar do tema, envolvendo matérias de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal. Sendo essa a maneira de alicerçar o conteúdo. Através de dados estatísticos se incorrerá em constatar a eficácia e efetividade da Ação de Investigação Judicial Eleitoral, de modo a demonstrar, com a devida transparência, se as consequências da ação em comento foram de fato aplicadas aos representados.

 

Palavras-chave:Democracia. Legitimidade. Poder Político. Lisura. Eficácia. Efetividade.

Biografia do Autor

Vanessa Martins Santos, Centro Universitário Unifacex

Direito Eleitoral

Referências

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Roberto Moreira de. Curso de Direito Eleitoral. Bahia. Ed. JusPodivm, 2012. 6ª ed.

BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas: limites e possibilidades da Constituição Brasileira. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Renovar. 2003.

BRASIL. Código Eleitoral Anotado e Legislação Complementar. 10 ed. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, 2012.

______. Código de Processo Civil. Coordenação de Yussef Said Cahali. 13 ed. São Paulo, 2011.

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Coordenação de Yussef Said Cahali. 13 ed. São Paulo, 2011.

______, Lei n. 135, de 4 de junho de 2010. Altera a Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9o do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, para incluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp135.htm>. Acesso em 28/03/2014.

_____. Lei n. 64, de 18 de maio de 1990. Estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, e determina outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp64.htm>. Acesso em 28/04/2014.

_____. Vade Mecum. 12. ed. São Paulo: Rideel, 2011.

CÂNDIDO, Joel José. Direito Eleitoral Brasileiro. 4. ed. Bauru: Editora Edipro,1994.

CHAMON, Omar. Direito Eleitoral. 4 ed. São Paulo. Editora Método. 2011.

CAVALCANTI, Therístocles Brandão. A Constituição Federal Comentada. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora José Konfino, 1956.

CERQUEIRA, Thales Tácito; CERQUEIRA, Camila Albuquerque. Direito Eleitoral Esquematizado. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

COSTA, Adriano Soares da Costa. Instituições de Direito Eleitoral. 6 ed. Belo Horizonte: Editora Del Rey. 2006.

GOMES, Luiz Flávio. Voto Secreto e Democracia no Brasil. Voto Censitário: Critério de renda mínima para votar. Disponível em: http://atualidadesdodireito.com.br/lfg/2013/09/05/voto-secreto-e-democracia-no-brasil/. Acesso em: 31/03/2014.

__________________. O Princípio do “in dubio pro reo”. O princípio do “in dúbio pro reo” implica em que na dúvida interpreta-se em favor do acusado. Isso porque a garantia da liberdade deve prevalecer sobre a pretensão punitiva do Estado. Disponível em: <http://atualidadesdodireito.com.br/lfg/2011/02/02/principio-do-in-dubio-pro-reo/> Acesso em: 20/11/2013.

GOMES, José Jairo. Direito Eleitoral. 5 ed. Belo Horizonte: Editora Del Rey 2010.

JARDIM, Torquato. Introdução ao Direito Eleitoral Positivo. Brasília: Editora Brasília Jurídica, 1994.

MEDEIROS, Ivoncisio Meira de. Edição comemorativa. Brasília. Centro Gráfico do Senado Federal. 1992.

MELLO, Marcos Bernardes de. Teoria do Fato Jurídico: plano da existência. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

NETO, Gomes. O Direito Eleitoral e a Realidade Democrática. Rio de Janeiro: Editora José Konfino,1953.

RAMAYANA, Marcos. Direito Eleitoral. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Impetus. 2007.

RIBEIRO, Fávila. Abuso de Poder no Direito Eleitoral. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1986.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo. Ed. Malheiros, 2006. 24ª edição.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Santos, V. M. (2015). EFICÁCIA E EFETIVIDADE DA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista De Direito UNIFACEX, 5(1), 97–113. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/direito/article/view/584

Edição

Seção

Artigos Científicos