A NATUREZA JURÍDICA DAS REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÕES

Autores

  • Bruna Edylianne Souza

Resumo

Por meio de uma pesquisa bibliográfica e legislativa, busca-se analisar a natureza jurídica das Reduções Certificadas de Emissões, bem como o tratamento tributário que seria mais adequado para nelas incidir. Para tanto, serão apresentadas as principais classificações doutrinárias acerca da matéria, utilizando a contribuição teórica trazida por especialistas no assunto para enriquecer o estudo e fomentar a discussão. Será ainda abordada a questão da importância prática da regulamentação legal do aspecto tributário que envolve as transações com os créditos de carbono e, por fim, o papel do tributo na promoção do desenvolvimento sustentável.

Referências

BRASIL. Código Tributário Nacional. Disponível em <http://www.amperj.org.br/store/legislacao/codigos/ctn_L5172.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2013.

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 22 mar. 2013.

______. Lei de responsabilidade fiscal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm>. Acesso em: 30 abr. 2013.

CALSING. Renata de Assis. O protocolo de quioto e o direito ao desenvolvimento sustentável. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2005.

CRETELA JUNIOR, José. Comentários à constituição de 1988. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1992.

GOMES, Carlos Roberto de Miranda; CASTRO, Adilson Gurgel. Curso de direito tributário. Natal: Edição dos autores, 2005.

GONÇALVES, Fernando Dantas Casillo. A natureza jurídica das RCEs e o seu regime jurídico tributário no Brasil. In: Souza, Rafael Pereira de (cood.). Aquecimento global e créditos de carbono- Aspectos jurídicos e técnicos. São Paulo: Quartier Latin, 2007.

GOUVÊA, Marcus de Freitas. A extrafiscalidade do direito tributário. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

GRAU NETO, Werner. O protocolo de quioto e o mecanismo de desenvolvimento limpo: uma análise crítica do instituto. São Paulo: Fiuza, 2007.

LORENZONI NETO, Antonio. Contrato de créditos de carbono. Curitiba: Juruá, 2009.

MACHADO FILHO, Haroldo; SABBAG, Bruno Kerlakian. Classificação da natureza jurídica do crédito de carbono e defesa da isenção tributária total às receitas decorrentes da cessão de créditos de carbono como forma de aprimorar o combate ao aquecimento global. Disponível em: <http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/32123-38013-1-PB.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2013.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. São Paulo: Malheiros, 2010.

MENDONÇA, Larissa Aparecida Martins; ANTUNES, Thiago da Rocha. Tributação no mercado de créditos de carbono. Disponível em <http://www.cpgls.ucg.br/ArquivosUpload/1/File/V%20MOSTRA%20DE%20PRODUO%20CIENTIFICA/DIREITO/19-.PDF>. Acesso em: 13 set. 2012.

MURATO, Leonardo. Revista tributaria e de finanças públicas, n 68, 2006. São Paulo: Revista dos tribunais, 2006.

NUNES, Cleucio Santos. Direito tributário e meio ambiente. São Paulo: Dialética, 2005.

SABBAG, Bruno Kerlakian. O Protocolo de Quioto e seus créditos de carbono: manual jurídico brasileiro de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. São Paulo: LTr, 2009.

SISTER, Gabriel. Mercado de carbono e protocolo de quioto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

YOSHIRA, Consuelo Yatsuda Moromizado. Tutela de interesses difusos e coletivos. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2006.

Downloads

Como Citar

Souza, B. E. (2014). A NATUREZA JURÍDICA DAS REDUÇÕES CERTIFICADAS DE EMISSÕES. Revista De Direito UNIFACEX, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/direito/article/view/529

Edição

Seção

Artigos Científicos