A CONCRETIZAÇÃO DAS PROPOSTAS POPULARES NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO ESTADO DA PARAÍBA: O CASO DE CATOLÉ DO ROCHA

Autores/as

  • Ana Paula de Oliveira Azevedo IFRN
  • Jássio Pereira Medeiros IFRN

Palabras clave:

Planejamento Governamental. Orçamento Democrático. Participação Popular.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar o orçamento democrático do estado da Paraíba, enquanto ferramenta para concretização das demandas populares, tomando como caso o município de Catolé do Rocha, nos ciclos de 2011 a 2016. Assim, para tentar atingir tal objetivo fez-se uso de uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva, com emprego do método estudo de caso, e abordagem qualitativa, com realização de entrevistas não estruturadas junto aos responsáveis pelo Orçamento Democrático (OD) da 8º Região Geoadministrativa do estado da Paraíba. O estudo mostrou que, o OD da Paraíba tem favorecido a participação dos cidadãos nas questões que envolvem as condições de vida e prioridades básicas como saúde, educação, segurança pública e abastecimento de água. Conclui-se que o OD Estadual da Paraíba, enquanto política voltada à melhor distribuição dos recursos públicos, especificamente no município de Catolé do Rocha, alcançou o seu propósito, uma vez que, todas as demandas apontadas nas audiências regionais foram atendidas, garantindo um dos princípios básicos do orçamento público.

Biografía del autor/a

Jássio Pereira Medeiros, IFRN

Graduação em Administração e Mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e estudioso dos seguintes temas: Qualidade de Vida no Trabalho; Qualidade dos Serviços; Gestão Pública e Gestão Social.

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Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Azevedo, A. P. de O., & Medeiros, J. P. (2018). A CONCRETIZAÇÃO DAS PROPOSTAS POPULARES NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO ESTADO DA PARAÍBA: O CASO DE CATOLÉ DO ROCHA. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(2), 56–74. Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/939