A integralidade como eixo de mudança na formação nutricional: relato de uma experiência educativa em Natal, RN, Brasil
Palavras-chave:
Nutrição, Educação, Atenção à SaúdeResumo
O presente relato apresenta uma experiência educativa desenvolvida no Centro Universitário Facex - UNIFACEX, Natal, RN, Brasil a partir da elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição. A idéia de sermos protagonistas da vida orientou a elaboração do PPC de Nutrição. Resultado da troca de experiências gerada nos momentos de reflexão crítica, o Projeto apresentou como eixo de mudança a integralidade da saúde. Foi concebido à luz da concepção freiriana por meio de encontros temáticos reflexivos promotores da sua socialização e da valorização da formação docente. Na elaboração respeitamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Nutrição e organizamos os componentes curriculares, fundamentais e específicos, segundo oito eixos temáticos que dialogassem entre si e com outras áreas do conhecimento. Apostamos na valorização dos educadores e na sua liberdade para escolha de estratégias metodologias de ensino. Nessa costura, cada educador, cada amigo contribuiu de forma diferente, porém todos buscavam um objetivo comum: preencher os oito eixos temáticos da estrutura curricular do Curso de Graduação em Nutrição com os ingredientes necessários para uma bonita formação nutricional e para o pleno exercício profissional. Evidenciamos que a adoção de uma metodologia ativa e as suas respectivas estratégias de ensino favorece a articulação entre o biológico e o social e entre o ensino e o serviço de saúde, anunciando possibilidades de mudança no eixo da formação acadêmica e nutricional, na perspectiva da integralidade da saúde.Referências
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