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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. LINHAS EDITORIAIS

1.1  Política, ações e práticas de promoção à saúde.

Esta linha destina-se à comunidade científica que atua nos campos de promoção a saúde (docentes, pesquisadores, especialistas da área de Saúde e de áreas afins), visando o desenvolvimento interdisciplinar do campo da saúde pública e a divulgação da produção científica sobre práticas de saúde.

1.2 Saúde e Ambiente

Esta linha destina-se à produção de trabalhos com temas multidisciplinares que tenham convergência com a saúde, sociedade e meio ambiente.

Antes de submeter um artigo, o(s) autor(es) deve(m) cadastrar-se no portal do periódico, no perfil 'autor'. Os artigos devem ser submetidos de acordo com os seguintes critérios e características técnicas.

2 ORIENTAÇÕES GERAIS

2.1 Todas as contribuições para publicação na revista, redigidas em português, espanhol ou inglês, rigorosamente corrigidas e revisadas linguisticamente, deverão ser enviadas por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do UNIFACEX ou de outras Instituições Acadêmicas, seja do Brasil ou do exterior;

 2.2 Os conceitos e opiniões expressos nas contribuições são de total responsabilidade do(s) autor(es) que deverão providenciar permissão, por escrito, para uso de qualquer tipo de ilustração publicada em outras fontes;

 2.3 O trabalho, enviado pelo(s) autor(es), poderá ser retirado segundo seus critérios de conveniência, a qualquer momento antes de ter sido selecionado pelo Conselho Editorial da revista;

2.4 O(s) original(ais) aprovado(s) poderá(ão) sofrer possíveis alterações, tanto de ordem normativa como de natureza ortográfica e/ou linguística, a serem executadas pela equipe de revisores da revista, com o objetivo de manter o padrão culto do idioma e a adequação às normas para apresentação de trabalhos científicos, sendo respeitado, porém, o estilo do(s) autore(s);

 2.5 Os colaboradores só poderão publicar, no máximo, 2 (dois) trabalhos em um mesmo número da Revista por vez, e serão aceito até 6 (seis) autores por paper submetido;

 2.6 Só serão aceitos textos que obedecerem aos quesitos de conteúdo e formatação aqui estabelecidos;

 2.7 O(s) trabalho(s) enviado(s) deverá(ão) se enquadrar na seção:

 Artigos Teórico - Empíricos: relatos inéditos e completos de estudos e pesquisas científicas, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Extensão máxima: 20 laudas.

Artigos de Revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. (NBR 6022). Um estudo de revisão de conjunto é uma forma de trabalho sobre um determinado tema onde se reúnem, analisam e  discutem informações já publicadas. Na elaboração deste tipo de estudo deve-se analisar e  discutir os trabalhos anteriores sobre o assunto. Extensão máxima: 20 laudas.

Ensaios teóricos: O ensaio é um estudo desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de  interpretação e julgamento pessoal. No ensaio há maior liberdade por parte do autor, no  sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo  aparato de documentação empírica e bibliográfica. Extensão máxima: 15 laudas.

 

3 ESTRUTURAÇÃO DOS MANUSCRITOS

 

Os originais devem ser submetidos ao Conselho Editorial, em português, inglês ou espanhol, com estilo de redação claro e coerente na exposição das ideias, devendo ser digitado em extensão *.doc “Word for Windows versão Office 97 ou superior”, com base na NBR 6022:2003 que apresenta as seguintes diretrizes para elaboração de artigo científicos, fazendo uso de outras normas para tal finalidade: NBR 6023:2002 - Referências, NBR 6024: 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento, NBR 6028:2003 - Resumo, NBR 10520:2002 – Citações em documentos, NBR 14724: 2011 -Trabalhos acadêmicos – Apresentação e as normas de apresentação tabular do IBGE.

 Serão apresentadas informações sobre elementos que estruturam o artigo. São eles: fonte, margens e espaçamentos e formato.

 

3.1 Fonte

 a)      Fonte tamanho 12 para o texto;

b)      Fonte tamanho 10 para citações, notas de rodapé, legendas das ilustrações e das tabelas, paginação e epígrafe;

c)      Fontes recomendadas: Times New Roman.

 

3.2 Margens

 a)      Superior = 3 cm;

b)      Direita = 2 cm;

c)      Inferior = 2 cm;

d)      Esquerda = 3 cm;

e)      Citação longa = 4 cm da margem esquerda;

f)       Parágrafo = adentramento de1,25;

g)      Numeração das páginas = a partir da primeira lauda, na parte superior, à direita.

 

3.3 Espaçamento

 

a)      Texto = 1,5 cm;

b)      Citações longas (mais de três linhas) = simples;

c)      Referências = simples, com espaço simples entre as diferentes referências;

d)      Legendas de ilustrações = simples;

e)      Nota da folha de rosto = simples;

f)       Títulos das seções e subseções = simples;

g)      Entre texto e seção = um espaço (Enter) de 1,5 cm

h)      Resumo/abstract = simples;

i)        Nota de rodapé = simples.

 

4. ESTRUTURAÇÃO DO ARTIGO ORIGINAL (teórico-empírico, artigo de revisão e ensaio teórico)

O artigo original deve apresentar a respectiva estrutura:

a)      resumo e abstract;

b)      introdução; 

c)      referencial teórico;

d)      Material e métodos (quando couber);

e)      análise e discussão dos resultados;

f)       conclusão;

g)      referências;

h)      apêndices e anexos (caso existam)

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. No caso de artigo Teórico-Empírico o autor declara que existe aprovação de comite de ética, bem como está explicitado no método. No caso de Ensaio e Artigo de Revisão não é necessário.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.