Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • No caso de artigo Teórico-Empírico o autor declara que existe aprovação de comite de ética, bem como está explicitado no método. No caso de Ensaio e Artigo de Revisão não é necessário.

Author Guidelines

1. LINHAS EDITORIAIS

1.1  Política, ações e práticas de promoção à saúde.

Esta linha destina-se à comunidade científica que atua nos campos de promoção a saúde (docentes, pesquisadores, especialistas da área de Saúde e de áreas afins), visando o desenvolvimento interdisciplinar do campo da saúde pública e a divulgação da produção científica sobre práticas de saúde.

1.2 Saúde e Ambiente

Esta linha destina-se à produção de trabalhos com temas multidisciplinares que tenham convergência com a saúde, sociedade e meio ambiente.

Antes de submeter um artigo, o(s) autor(es) deve(m) cadastrar-se no portal do periódico, no perfil 'autor'. Os artigos devem ser submetidos de acordo com os seguintes critérios e características técnicas.

2 ORIENTAÇÕES GERAIS

2.1 Todas as contribuições para publicação na revista, redigidas em português, espanhol ou inglês, rigorosamente corrigidas e revisadas linguisticamente, deverão ser enviadas por professores, pesquisadores, alunos e profissionais do UNIFACEX ou de outras Instituições Acadêmicas, seja do Brasil ou do exterior;

 2.2 Os conceitos e opiniões expressos nas contribuições são de total responsabilidade do(s) autor(es) que deverão providenciar permissão, por escrito, para uso de qualquer tipo de ilustração publicada em outras fontes;

 2.3 O trabalho, enviado pelo(s) autor(es), poderá ser retirado segundo seus critérios de conveniência, a qualquer momento antes de ter sido selecionado pelo Conselho Editorial da revista;

2.4 O(s) original(ais) aprovado(s) poderá(ão) sofrer possíveis alterações, tanto de ordem normativa como de natureza ortográfica e/ou linguística, a serem executadas pela equipe de revisores da revista, com o objetivo de manter o padrão culto do idioma e a adequação às normas para apresentação de trabalhos científicos, sendo respeitado, porém, o estilo do(s) autore(s);

 2.5 Os colaboradores só poderão publicar, no máximo, 2 (dois) trabalhos em um mesmo número da Revista por vez, e serão aceito até 6 (seis) autores por paper submetido;

 2.6 Só serão aceitos textos que obedecerem aos quesitos de conteúdo e formatação aqui estabelecidos;

 2.7 O(s) trabalho(s) enviado(s) deverá(ão) se enquadrar na seção:

 Artigos Teórico - Empíricos: relatos inéditos e completos de estudos e pesquisas científicas, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Extensão máxima: 20 laudas.

Artigos de Revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas. (NBR 6022). Um estudo de revisão de conjunto é uma forma de trabalho sobre um determinado tema onde se reúnem, analisam e  discutem informações já publicadas. Na elaboração deste tipo de estudo deve-se analisar e  discutir os trabalhos anteriores sobre o assunto. Extensão máxima: 20 laudas.

Ensaios teóricos: O ensaio é um estudo desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de  interpretação e julgamento pessoal. No ensaio há maior liberdade por parte do autor, no  sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo  aparato de documentação empírica e bibliográfica. Extensão máxima: 15 laudas.

 

3 ESTRUTURAÇÃO DOS MANUSCRITOS

 

Os originais devem ser submetidos ao Conselho Editorial, em português, inglês ou espanhol, com estilo de redação claro e coerente na exposição das ideias, devendo ser digitado em extensão *.doc “Word for Windows versão Office 97 ou superior”, com base na NBR 6022:2003 que apresenta as seguintes diretrizes para elaboração de artigo científicos, fazendo uso de outras normas para tal finalidade: NBR 6023:2002 - Referências, NBR 6024: 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento, NBR 6028:2003 - Resumo, NBR 10520:2002 – Citações em documentos, NBR 14724: 2011 -Trabalhos acadêmicos – Apresentação e as normas de apresentação tabular do IBGE.

 Serão apresentadas informações sobre elementos que estruturam o artigo. São eles: fonte, margens e espaçamentos e formato.

 

3.1 Fonte

 a)      Fonte tamanho 12 para o texto;

b)      Fonte tamanho 10 para citações, notas de rodapé, legendas das ilustrações e das tabelas, paginação e epígrafe;

c)      Fontes recomendadas: Times New Roman.

 

3.2 Margens

 a)      Superior = 3 cm;

b)      Direita = 2 cm;

c)      Inferior = 2 cm;

d)      Esquerda = 3 cm;

e)      Citação longa = 4 cm da margem esquerda;

f)       Parágrafo = adentramento de1,25;

g)      Numeração das páginas = a partir da primeira lauda, na parte superior, à direita.

 

3.3 Espaçamento

 

a)      Texto = 1,5 cm;

b)      Citações longas (mais de três linhas) = simples;

c)      Referências = simples, com espaço simples entre as diferentes referências;

d)      Legendas de ilustrações = simples;

e)      Nota da folha de rosto = simples;

f)       Títulos das seções e subseções = simples;

g)      Entre texto e seção = um espaço (Enter) de 1,5 cm

h)      Resumo/abstract = simples;

i)        Nota de rodapé = simples.

 

4. ESTRUTURAÇÃO DO ARTIGO ORIGINAL (teórico-empírico, artigo de revisão e ensaio teórico)

O artigo original deve apresentar a respectiva estrutura:

a)      resumo e abstract;

b)      introdução; 

c)      referencial teórico;

d)      Material e métodos (quando couber);

e)      análise e discussão dos resultados;

f)       conclusão;

g)      referências;

h)      apêndices e anexos (caso existam)

 

 

Artigos de Revisão

Os artigos de revisão devem ser avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto. Devem ser descritos os métodos e procedimentos adotados para a revisão. O texto deve ser baseado em revisão atualizada da literatura. 

Ensaios Teóricos

Manuscritos que tragam reflexões teóricas de relevância para a área de saúde.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.