O conceito de paternidade dos adolescentes da rede pública de ensino de Natal/RN.

Autores/as

  • Liliane Pereira Braga Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Caroline de Lima Silva Ferreira Centro Universitário FACEX
  • Carolina Lucena Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fernanda Lima Pimentel Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Suzani Gabrielli de Lima e Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Eulália Maria Chaves Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

adolescente, paternidade, desenvolvimento humano.

Resumen

Durante a adolescência, os indivíduos empenham-se em construir sua identidade, sendo que a estruturação da identidade sexual é parte relevante desse processo, já que os papéis de gênero masculino e feminino são os mais importantes do ponto de vista sociocultural.  Optou-se por questionar os adolescentes sobre seus conceitos de paternidade. Realizou-se um estudo exploratório analítico de corte transversal, com 196 adolescentes entre 10 e 19 anos matriculados em escolas públicas de Natal/RN. Foi utilizado um questionário estruturado envolvendo questões sociodemográficas e sobre o conceito de paternidade. Os resultados revelaram que a paternidade foi caracterizada pela aquisição e assunção de responsabilidades da vida adulta. Tal conceituação encontra respaldo na literatura científica que afirma que, para jovens de classes populares, o projeto de autonomia e ascensão social se concretiza pela constituição da própria família e pela capacidade de cuidar e sustentá-la. 

Biografía del autor/a

Liliane Pereira Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós graduação em Psicologia da UFRN (PpgPsi-UFRN), Doutoranda pelo PpgPsi-UFRN, Professora da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, em Caicó.

Ana Caroline de Lima Silva Ferreira, Centro Universitário FACEX

Graduanda do curso de Psicologia no Centro Universitário UNIFACEX, vinculada ao Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde (GEPS)  da UFRN como aluna voluntária

Carolina Lucena Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Psicologia na UFRN, vinculada ao GEPS da UFRN como aluna voluntária

Fernanda Lima Pimentel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga, vinculada ao GEPS  da UFRN como aluna voluntária.

Suzani Gabrielli de Lima e Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduanda do curso de Psicologia na UFRN, vinculada ao GEPS da UFRN como aluna voluntária

Eulália Maria Chaves Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga; Professora Associada do Departamento de Psicologia da UFRN; Orientadora do PPGCSa e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN;  Coordenadora do GEPS; Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo)

Publicado

2018-11-29

Cómo citar

Braga, L. P., Ferreira, A. C. de L. S., Medeiros, C. L., Pimentel, F. L., e Sousa, S. G. de L., & Maia, E. M. C. (2018). O conceito de paternidade dos adolescentes da rede pública de ensino de Natal/RN. REVISTA HUMANO SER, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/570

Número

Sección

Ensaios Teóricos