Editorial
Resumen
Editorial
A edição 2017/2018 da Revista Humano Ser do Centro Universitário FACEX, traz onze papers para serem apreciados pelos senhores. Para este terceiro volume, a revista traz artigos com temas diversos na saúde, sendo classificados como dez artigos de revisão de literatura e um do tipo transversal. O primeiro artigo aborda através de um estudo transversal o perfil nutricional de crianças atendidas pelo programa de controle de alergia à proteína do leite de vaca no município de Natal/RN. Observou-se neste estudo que apesar das crianças fazerem parte de um programa de apoio alimentar específico, parte da população estudada ainda apresentou baixo peso para idade e baixa estatura para idade, revelando assim a necessidade de uma atenção redobrada em relação à efetividade da alimentação dessas crianças
No segundo artigo a problemática do consumo de alimentos industrializados por crianças em idade pré-escolar é discutido. Os autores lançaram mão de uma revisão integrativa de literatura e encontraram 20 artigos relacionados a temática, a partir dos conteúdos revisados foram identificados 09 fatores que influenciam o alto consumo de alimentos industrializados por pré-escolares.
Já o terceiro artigo da revista apresenta como título “Acidentes com perfurocortantes em profissionais de enfermagem”. Os autores apresentam no trabalho que a profissão mais acometida por acidentes com perfurocortantes é a do técnico de enfermagem, ao final percebe-se que “é necessário assegurar o desenvolvimento das práticas nos serviços com o uso dos EPI's e a qualificação dos profissionais, de forma a promover segurança e, assim, preveni-los de acidentes com perfurocortantes”.
Em seu quarto artigo a revista trata do tema abuso sexual infantil-juvenil e suas interfaces com a saúde. Como procedimento metodológico utilizou-se à pesquisa bibliográfica e documental, Observou-se que, o abuso sexual em crianças e adolescentes provoca graves danos e traumas irreversíveis, os quais desencadeiam uma grande violação dos limites físicos e psicológicos, gerando consequências extremamente negativas para a vítima.
Do quinto ao decimo primeiro artigo a revista retrata o processo de trabalho do profissional da enfermagem sob diversas temáticas e ambientes. A seguir os temas apresentados pelos trabalhos. O quinto artigo relaciona a atuação da enfermagem na detecção precoce e tratamento da sepse na terapia intensiva. Em seu sexto artigo esta edição discute o tema: ações de enfermagem para inserção dos homossexuais soropositivos nos serviços de saúde. No sétimo paper, os autores através de uma revisão integrativa de literatura, discorrem sobre o processo de trabalho do enfermeiro frente ao paciente acometido por infarto agudo do miocárdio. O oitavo trabalho, destaca a atuação do enfermeiro frente às principais complicações em pacientes durante o procedimento de hemodiálise. O nono artigo científico apresenta a temática da humanização, no âmbito da assistência de enfermagem oferecida no ambiente de unidade de terapia intensiva. O artigo de número 10 da revista se dedicou a apresentar o papel do enfermeiro no cuidado a pacientes acometidos por acidente vascular encefálico. Por último, o decimo primeiro paper, aborda o papel do enfermeiro na orientação, promoção e prevenção do câncer de mama.
Que a experiência da leitura, possa proporcionar o ampliar dos horizontes!
Marina Clarissa Barros de Melo Lima, Ma.
Editora – Chefe