DORMIR BEM: UMA QUESTÃO DE SAÚDE

Autores

  • Aline Silva Belísio

Resumo

O sono é um dos processos fisiológicos mais estudos no mundo e, atualmente, se observa que a população mundial sofre com problemas relacionados ao sono que afetam diretamente o rendimento escolar e no trabalho, a saúde e o desempenho cognitivo. O que é o sono? Por que dormimos? Qual a relação entre sono e desempenho cognitivo? Estas e outras questões serão discutidas com a finalidade de caracterizar o padrão de sono e os efeitos da privação de sono sobre a saúde. Foi realizada uma revisão sobre o ciclo sono e vigília e os efeitos da privação de sono sobre a saúde. O levantamento bibliográfico foi realizado nos bancos de dados MEDLINE, WEB OF SCIENCE, Scielo, e abrangeu publicações de 1970 a 2012, em inglês e português. Percebe-se que o sono é importante para manter a resposta imune, diminuir o estresse e consolidar memória, mas com o estilo de vida atual, alguns fatores como o uso de celulares e computador, e o aumento da carga horária de trabalho e escolar provocaram modificações no padrão de sono ao longo do desenvolvimento que levaram a privação de sono, e em consequência o aumento do estresse e alteração do balanço energético. Foi observado que alguns problemas relacionados à privação de sono foram resolvidos por meio de programas educacionais sobre o sono. Contudo, é necessário caracterizar as causas da privação de sono em cada faixa etária para elaborar medidas de intervenção efetivas.

Referências

ACEBO, C. et al. Sleep/wake patterns derived from activity monitoring and maternal report for healthy 1- to 5-year-old children. Sleep., v. 28, n. 12, p. 1568-1577, 2005.

ANDRADE, M. M. M. et al. Sleep characteristics of adolescents: A longitudinal study. J. Adolesc. Health., v. 14, n. 5, p.401-406, 1993.

ARENDT, J. Melatonin: Characteristcs, concerns and prospects. J. Biol. Rhythms., v. 20, n. 4, p. 291-303, 2005.

BELÍSIO, A.S.; LOUZADA, F.M.; AZEVEDO, C. V. M. Influence of social factors on the sleep-wake cycle in children. Sleep Sci., v. 3, n. 2, p. 82-86, 2010.

BORBÉLY, A. A. A two process model of sleep regulation. Hum. Neurobiol., v. 1, n.3, p. 195-204, 1982.

BORBÉLY, A.A.; ACHERMANN, P. Sleep homeostasis and models of sleep regulation. J. Biol. Rhythms., v. 14, n. 6, p. 559-570, 1999.

BRANDSTAETTER, R. Circadian lessons from peripheral clocks: is the time of the mammalian pacemaker up? Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A., v. 101, n. 16, p. 5699-5700, 2004.

BROWN, F. C.; BUBOLTZ, W. C. Applying Sleep Research to University Students: Recommendations for Developing a Student Education Program. J. Coll. Stud. Dev., v. 43, n. 3, p. 411-415, 2002.

BROWN, F.; BULBOTZ, W. C.; SOPER, B. Relationship of sleep hygiene awareness, sleep hygiene practices, and sleep quality in university students. Behav. Med., v. 28, n. 1, p. 33-38, 2002.

CARSKADON, M. A.; ACEBO, C. Entrainment of sleep and dim-light salivary melatonin onset (DLSMO) in young adolescent using a fixed schedule. Sleep Res., v. 26, p. 184, 1997.

CARSKADON, M.A.; ACEBO, C.; JENNI, O.G. Regulation of adolescent sleep. Ann. N. Y. Acad. Sci., v. 1021, n. 1, p. 276-291, 2004.

CORTESI, F. et al. Knowledge of Sleep in Italian High School Students: Pilot-test of a School based Sleep Educational Program. J. Adolesc. Health, v. 34, n. 4, p 344-351, 2004.

DROSOPOULOS, S. et al. Sleep's function in the spontaneous recovery and consolidation of memories. J Exp Psychol Gen., v. 136, n. 2, p. 169-183, 2007.

ERIKSEN, C.A.; KECKLUND, G. Sleep, sleepiness and health complaints in police officers: The effects of a flexible shift system. Ind Health, v. 45, n. 2, p. 279-288, 2007.

FISCHER, F.M. et al. Percepção de sono: duração, qualidade e alerta em profissionais da área de enfermagem. Cad Saude Publica, v. 18, n. 5, p. 1261-1269, 2002.

FUKUDA, K. et al. Classification of the pattern of normal adults. Psychiatry Clin Neurosci., v. 53, n. 2, p. 141-143, 1999.

HORNE, J. A.; ÖSTERBERG, O. A. Self-assessment questionnaire to determine morningness-eveningness in human circadian rhythms. Intern. J. Chronobiol., v. 4, n. 2, p. 97-110, 1976.

IMERI, L.; OPP, M. R. How (and why) the immune system makes us sleep. Nat Rev Neurosci., v. 10, n. 3, p. 199–210, 2009.

JENNI, O.G.; CARSKADON M.A. Normal human sleep at different ages: lnfants to adolescents. In: SRS Basics of Sleep Guide. Westchester, Illinois: Sleep Research Society, 2005. p.11-19.

JOHNSON, A. C.; NAITOH, P. The operational consequences of sleep deprivation and sleep deficit. North Atlantic treaty Organization, 1974.

KHALSA, S. B. et al. A phase response curve to single bright light pulses in human subjects. J. Physiol., v. 549, n. Pt 3, p. 945-52, 2003.

KLEITMAN, N. The Hygiene of sleep and wakefulness. In: Sleep and wakefulness. The University of Chicago Press, 1977. cap.30, p. 305-320.

KNUDSEN, H.K.; DUCHARME, L.J.; ROMAN, P.M. Job stress and poor sleep quality: Data from American sample of full-time workers. Soc Sci Med., v. 64, n. 10, p. 1997-2007, 2007.

LOUZADA, F. et al. Longitudinal study of the sleep-wake cycle in children living on the same school schedules. Biol Rhythm Res., v. 27, n. 3, p. 390-397, 1996.

MARQUES, M. D. et al. Ritmos da vida. Ciência hoje, v. 10, n. 58, p. 45-49, 1989.

MARTYNHAK, B.J. et al. Does the chronotype classification need to be updated? Preliminary findings. Chronobiol. Int., v. 27, n. 6, p. 1329-1334, 2010.

MEDEIROS, A. L. D. et al. The relathioship between sleep-wake cycle and academic performance in medical students. Biol Rhythm Res., v. 32, n. 2, p. 263-270, 2001.

MEERLO, P.; SGOIFO, A.; SUCHECKI, D. Restricted and disrupted sleep: effects on autonomic function, neuroendocrine stress systems and stress responsivity. Sleep Med Rev., v. 12, n. 3, p. 197-210, 2008.

MENNA-BARRETO, L. et al. Becoming circadian - a one-year study of the sleep/wake cycle in children. Braz. J. Med. Biol. Res., v. 29, n. 1, p. 125-129, 1996.

MIKULINCER, M. et al. The effects of 72 hours of sleep loss on psychological variables. Br J Psychol., v. 80, n. Pt 2, p. 145-162, 1989.

MIRÓ, E.; CANO-LOZANO, M. C.; BUELA-CASAL, G. Electrodermal activity during total sleep deprivation and its relationship with other activation and performance measures. J Sleep Res., v. 11, n. 2, p. 105-12, 2002.

ORZEŁ-GRYGLEWSKA, J. Consequences of sleep deprivation. Int J Occup Environ Med., v. 23, n. 1, p. 95-114, 2010.

PAREKH, P. L. et al. Relationships between thyroid hormone and antidepressant responses to total sleep deprivation in mood disorder patients. Biol Psychiatry., v. 43, n. 5, p. 392-394, 1998.

PIRES, M. L. et al. Sleep habits and complaints of adults in the city of São Paulo, Brazil, in 1987 and 1995. Braz. J. Med. Biol. Res., v. 40, n. 11, p. 1505-1515, 2007.

RADOŠEVIC-VIDACEK, B.; KOŠCEC, A. Shiftworking families: parents’ working Schedule and sleep patterns of adolescents attending school in two shifts. Rev. Saúde Pública, v.38, Suppl.38-46, p. 38-46, 2004.

ROTH, T.; ROHERS, T. Sleep organization and regulation. Neurology, v. 51, n. 5, p. 1-11, 2000.

SOARES, C. S.; ALMONDES, K. M. Sono e cognição: implicações da privação do sono para a percepção visual e visuoespacial. Psico., v. 43, n. 1, p. 85-92, 2012.

SOUSA, I.C.; ARAÚJO, J.F.; AZEVEDO, C.V.M. The effect of a sleep hygiene education program on the sleep–wake cycle of Brazilian adolescent students. Sleep Biol Rhythms., v. 5, n. 4, p. 251–258, 2007.

SOUZA, J. C. et al. Sleep habits, daytime sleepiness and sleep quality of high school teachers. Psychol Neurosci., v. 5, n. 2, p. 257-263, 2012.

SPIEGEL, K. et al. Brief communication: sleep curtailment in healthy young men is associated with decreased leptin levels, elevated ghrelin levels, and increased hunger and appetite. Ann Intern Med., v. 141, n. 11, p. 846-850, 2004.

TAHERI, S. et al. Short Sleep Duration Is Associated with Reduced Leptin, Elevated Ghrelin, and Increased Body Mass Index. PLoS Med., v. 1, n. 3, p. 211-217, 2004.

VALDEZ, P.; RAMÍREZ, C.; GARCÍA, A. Delaying and extending sleep during weekends: sleep recovery or circadian effect? Chronobiol. Int., v. 13, n. 3, p. 191-198, 1996.

VALDEZ, P. et al. Circadian rhythms in components of attention. Biol Rhythm Res, v. 36, n. 1-2, p. 57-65, 2005.

VAN DONGEN, H. P. et al. The cumulative cost of additional wakefulness: dose-response effects on neurobehavioral functions and sleep physiology from chronic sleep restriction and total sleep deprivation. Sleep, v. 26, n. 2, p. 117-126, 2003.

WALKER, M.P.; STICKGOLD, R. Sleep, memory, and plasticity. Annu Rev Psychol., v. 57, p. 139-66, 2006.

WEBB, W.B.; AGNEW, H.W. Sleep state characteristics of long and short sleepers. Science, v. 168, n. 3927, p. 146- 147, 1970.

WILHELM, I.; DIEKELMANN, S.; BORN, J. Sleep in children improves memory performance on declarative but not procedural tasks. Learn. Mem., v. 15, n. 5, p. 373-377, 2008.

Downloads

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Belísio, A. S. (2015). DORMIR BEM: UMA QUESTÃO DE SAÚDE. REVISTA HUMANO SER, 1(1), 88–98. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/627

Edição

Seção

Artigos de Revisão