A integralidade como eixo de mudança na formação nutricional: relato de uma experiência educativa em Natal, RN, Brasil

Autores

  • Marina Clarissa Melo CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX - UNIFACEX
  • Ana Emilia Leite Guedes UFRN
  • Genyklea Silva de Oliveira UNIFACEX
  • Daniele Bezerra dos Santos UNIFACEX
  • Laura Camila Pereira Liberalino UFRN - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
  • FERNANDA BARROS SOARES UNIFACEX

Palavras-chave:

Nutrição, Educação, Atenção à Saúde

Resumo

O presente relato apresenta uma experiência educativa desenvolvida no Centro Universitário Facex - UNIFACEX, Natal, RN, Brasil a partir da elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição. A idéia de sermos protagonistas da vida orientou a elaboração do PPC de Nutrição.  Resultado da troca de experiências gerada nos momentos de reflexão crítica, o Projeto apresentou como eixo de mudança a integralidade da saúde. Foi concebido à luz da concepção freiriana por meio de encontros temáticos reflexivos promotores da sua socialização e da valorização da formação docente. Na elaboração respeitamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Nutrição e organizamos os componentes curriculares, fundamentais e específicos, segundo oito eixos temáticos que dialogassem entre si e com outras áreas do conhecimento. Apostamos na valorização dos educadores e na sua  liberdade para escolha de estratégias metodologias de ensino. Nessa costura, cada educador, cada amigo contribuiu de forma diferente, porém todos buscavam um objetivo comum: preencher os oito eixos temáticos da estrutura curricular do Curso de Graduação em Nutrição com os ingredientes necessários para uma bonita formação nutricional e para o pleno exercício profissional. Evidenciamos que a adoção de uma metodologia ativa e as suas respectivas estratégias de ensino favorece a articulação entre o biológico e o social e entre o ensino e o serviço de saúde, anunciando possibilidades de mudança no eixo da formação acadêmica e nutricional, na perspectiva da integralidade da saúde.

Biografia do Autor

Marina Clarissa Melo, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX - UNIFACEX

Graduada em Nutrição pela UFRN

Especialista em Nutrição Clinica Funcional pela FARN

Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde coletiva da UFRN.

Docente do UNIFACEX

Coordenadora do Curso de Nutrição do UNIFACEX

Ana Emilia Leite Guedes, UFRN

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado 3 (aposentado) do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Segurança Alimentar e Nutricional, Política de Alimentação e Nutrição e Política de Saúde. Consultoria Técnica em Segurança Alimentar e Nutricional. Aprovada, em primeiro lugar, no processo seletivo para docente da UNP- Laurent Internacional Universities, componente curricular sob o título "Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição" (2011). Atualmente participa da rede de pesquisa em Atenção Primária à Saúde (DAB/MS-ABRASCO). Responsável pela elaboração da proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX, junto com equipe de docentes (2012).

Genyklea Silva de Oliveira, UNIFACEX

Mestra em Saúde Coletiva pelo PpGscol - UFRN (2012). Possui graduação em NUTRIÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é professora do curso de nutrição do UNIFACEX e técnica em nível superior - nutricionista - da SECRETARIA ESTADUAL DE SÁUDE PÚBLICA DO RN. Tem experiência na área de docência em Saúde Coletiva e Avaliação Nutricional, com ênfase em Saúde Pública na UFRN e atua como docente na UNIFACEX - RN,desde 2013, na área de Nutrição e Saúde coletiva.

Daniele Bezerra dos Santos, UNIFACEX

Possui graduação em Ciências Biólogicas pela Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Psicobiologia (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é coordenadora institucional do Pibid - CAPES, Pesquisadora, Coordenadora Pós-Graduação Lato sensu em Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Facex (UNIFACEX) , professora tempo integral do Unifacex, Coordenadora do Curso de graduação em Ciências Biológicas do Centro Universitário Facex (Unifacex).

Laura Camila Pereira Liberalino, UFRN - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.

outoranda em Saúde Coletiva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Mestre em Ciências da Nutrição (Universidade Federal da Paraíba, linha Saúde Coletiva e Epidemiologia), Especialista em Saúde da Família (Residência Multiprofissional - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia/Universidade Estadual Vale do Acaraú), Nutricionista (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Foi professora da Universidade Potiguar no período de 2011-2013 (Mossoró-RN) , membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Nutrição, coordenando o Estágio Supervisionado em Nutrição Social e ministrando as disciplinas: Nutrição Social, Saúde Coletiva e Módulo Integrado em Nutrição e Geriatria. Foi Professora Substituta do Departamento de Nutrição da UFRN em 2008 (Natal-RN), atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Alimentar e Nutricional, Consumo de alimentos em escolares, Avaliação Nutricional em crianças, Nutrição Materno-Infantil.

FERNANDA BARROS SOARES, UNIFACEX

Nutricionista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestra em Bioquímica pela UFRN. Nutricionista da Secretaria do Estado da Saúde Pública, exercendo suas funções no Hospital José Pedro Bezerra. Docente do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX, atualmente ministra o Componente Curricular: Bioquímica dos Alimentos. Possui artigos publicados em revistas científicas indexadas e trabalhos apresentados em congressos.

Referências

BARATA, R.B. Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei no 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior (LDB).

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. AprenderSUS: O SUS e os Cursos de Graduação da área de Saúde. Brasília: SGTES, 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO CNE/CES no 5, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei no 8234 de 17/9/1991 (D.O.U., 18/9/1981). Regulamenta a Profissão de Nutricionista e determina outras providências.

RESOLUÇÃO CFN no 380/05. (D.O.U. 10/01/2006, Seção I). Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do Nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência por área de atuação e dá outras providências.

CALADO, Carmen Lúcia de Araújo. A expansão dos cursos de nutrição no Brasil e a nova lei de diretrizes e bases – LDB.Disponível em: http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/ expansao.pdf. Acesso em: 15 de Jan. 2013.

CALADO, Carmen Lúcia de Araújo. A graduação em nutrição no Brasil. In: X Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Palestra. Porto Alegre: ABRASCO, 2012.

CECCIM, MATTOS, R. A de (org.). Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado à Saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO, 2001. p.113-126.

CECCIM, R.B.; FEUERWERKER, L.C.M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade.Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, n. 5, p.1400-1410, set-out, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v20n5/36.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2013.

CECÍLIO, L.C.O de. As necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Equidade na Atenção em Saúde. In: PINHEIRO,

DELORS, J. et al. Um tesouro a descobrir. 2ª Ed.. Brasília: Cortez; UNESCO/ MEC, 2001.

FREIRE, P. A Pedagogia do oprimido. 39ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 43ª Ed. São Paulo: Paz e terra, 2011.

GIOVANELA, L. et al. Sistemas municipais de saúde e a diretriz da integralidade da atenção: critérios para avaliação. Saúde em Debate.Rio de Janeiro, 26 (60), p. 37-61, 2002.

GUEDES, A.E.L. Da Integração de Programas à Integralidade das Ações de Saúde: algumas reflexões preliminares. In: PINHEIRO, R. & MATTOS, R. A de (org.). Os sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado à Saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO, 2001. p. 127-156.

MATTOS, R. A de. Os Sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: PINHEIRO, R. & MATTOS, R. A de (org.). Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado à Saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/ABRASCO, 2001. p.39-64.

MATTOS, R.A de. ET al. Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: CEPESC: IMS/UERJ: ABRASCO, 2011.

MATTOS, R.A. de. Integralidade e a Formulção de Políticas de Saúde. In: Pinheiro, R.& Mattos, R.A. de. (Org.). Construção da Integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: UERJ, IMS, ABRASCO, 2003.

MORIN E. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez/UNESCO, 2003.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NOGUEIRA, R.P. A Saúde pelo avesso. Natal: Seminare editora, 2003.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva do ofício do professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegrede Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.p.350-380. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Texto_de_ Referencia.pdf. Acesso em: 20 de Jan 2013.

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Melo, M. C., Guedes, A. E. L., Oliveira, G. S. de, Santos, D. B. dos, Liberalino, L. C. P., & SOARES, F. B. (2018). A integralidade como eixo de mudança na formação nutricional: relato de uma experiência educativa em Natal, RN, Brasil. REVISTA HUMANO SER, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/544

Edição

Seção

Ensaios Teóricos