OS INCENTIVOS FISCAIS ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Polyana Guedes Brito

Resumo

O presente trabalho - através de pesquisas bibliográfica, artigos e legislação - tem como objetivo incitar as ações dos incentivos fiscais, nas energias renováveis do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do estado do Rio Grande do Norte. Os incentivos fiscais estudados dizem respeito às fontes de energias renováveis eólicas e solar. Com enfoque nos princípios fundamentais do desenvolvimento sustentável e da redução das desigualdades regionais, o trabalho visa mostrar a importância desses benefícios para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Na tentativa de solucionar ações negativas que degradam o meio ambiente, as políticas públicas e seus instrumentos surgem como uma medida eficiente do Estado intervir na economia, utilizando as concessões de incentivos fiscais, especialmente o ICMS, para incentivar investimentos no setor de energia elétrica, pelas fontes de energias renováveis do estado do RN. A concessão dos incentivos fiscais é de grande importância para o RN, pois o estado está situado na região menos favorecida do país, porém encontram-se grandes recursos naturais para o investimento no mercado energético das fontes renováveis solar e eólica.

Referências

ATALIBA, Geraldo. IPTU: progressividade. Revista de Direito Público, v. 23, n. 93, 1990.

BRASIL, Código Tributário Nacional, Constituição Federal e legislação. 40 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. São Paulo: Saraiva, 2006.

______. Presidência da República. Lei complementar nº 114//2002. Altera dispositivos da Lei complementar no 87, de 13 de setembro de 1996, que dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp114.htm>. Acesso em: 23 abr. 2013.

______. Presidência da República. Lei complementar nº 87/96. Dispõe sobre o imposto dos Estados e do distrito federal sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp87.htm>. Acesso em: 23 abr. 2013.

______. ADI-MC 1247. Jusbrasil. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2013.

______. Presidência da República. Lei Complementar nº 24/75. Dispõe sobre os convênios para a concessão de isenções do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp24.htm>. Acesso em: 02 maio 2013.

CARRAZZA, Roque Antonio. ICMS. 10. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2005.

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de direito constitucional tributário. 26. ed. rev., amp. e atual. São Paulo: Malheiros Editores, 2010.

CATÃO, Marcos André Vinhas. Regime jurídico dos incentivos fiscais. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

COSTA, Regina Helena. Curso de direito tributário: constituição e código tributário nacional. São Paulo, SP: Saraiva, 2009.

DERANI, Cristiane. Direito ambiental econômico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GRECO & LOURENZO; Marco Aurélio, Anna Paola Zonaride, ICMS – materialidade e características constitucionais, in Curso de Direito Tributário. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

KFOURI Jr., Anis. Curso de direito tributário. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributário. 32. ed. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2011.

MARTINS, Ives Gandra da Silva. Curso de direito tributário, 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

NUNES, Cleucio Santos. Direito tributário e meio ambiente. São Paulo: Dialética, 2005.

Downloads

Como Citar

Brito, P. G. (2014). OS INCENTIVOS FISCAIS ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS NO IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista De Direito UNIFACEX, 4(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/direito/article/view/531

Edição

Seção

Artigos Científicos