PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR: AÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Autores

  • Welton Alves Ribeiro Júnior UNIFACEX
  • Robécia Graciano de Souza UNIFACEX
  • Elaine Regina Batista da Cruz UNIFACEX
  • Anileide Gomes Leite UNIFACEX
  • Lúcia Maria Almeida UNIFACEX

Palavras-chave:

Palavras-chaves, Drogas. Adolescentes. Escola. Sensibilização. Prevenção.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho aborda a temática Sensibilização e Prevenção ao Uso de Drogas no Ambiente Escolar, visando o público adolescente por ser o de maior vulnerabilidade ao uso de drogas, e suas consequências. A ação de intervenção denominado “Drogas vida louca, vida pouca”, teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para os riscos e consequências do uso das drogas destacando a importância do conhecimento para a prevenção. As atividades desenvolveram-se na Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, situada na zona metropolitana da cidade de Natal-RN. Utilizou-se uma metodologia de redução de danos, mais especificamente de valorização da vida, na qual a ação educativa visa falar dos benefícios do não uso de drogas nas mais variadas áreas, oferecendo formas saudáveis de lazer e prazer. O ato de educar para prevenir possibilitou o desenvolvimento da reflexão, criticidade, autonomia e capacidade de escolha consciente pelos os adolescentes. Corroborando a abordagem de redução de danos, uma proposta de caráter educativo, que proporciona através do conhecimento o despertar do senso crítico tornando-os capazes de tomar decisões conscientes e optarem possivelmente pelo não uso de drogas favorecendo a diminuição dessas substâncias na escola e comunidade.

Biografia do Autor

Welton Alves Ribeiro Júnior, UNIFACEX

Aluno do Curso de Ciências Biológicas do UNIFACEX

Robécia Graciano de Souza, UNIFACEX

Aluna do Curso de Ciências Biológicas do UNIFACEX

Elaine Regina Batista da Cruz, UNIFACEX

Aluna do Curso de Ciências Biológicas do UNIFACEX

Anileide Gomes Leite, UNIFACEX

Professora do Curso de Ciências Biológicas do UNIFACEX

Lúcia Maria Almeida, UNIFACEX

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Artes Plástica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995). Doutora em Psicobiologia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora De Ciências Biológicas na Universidade do estado do Rio grande do Norte e da Secretaria Municipal de Educação de Natal. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento animal, moscas-das-frutas do genero Anastrepha. Ensino de Ciências e Educação. Professora da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN -FACEX.

Referências

ALVES, R.; KOSSOBUDZKY, L. A. Caracterização de adolescentes internados por álcool e outras drogas na cidade de Curitiba. Inter Psicol, v. 6. N. 1, p. 65-79, 2002.

ARALDI, J. C.; NJAINE, K.; OLIVEIRA, M. C. GHIZONI, A. C. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Interface comum. Saúde educ, Botucatu, v. 16, n. 40, p. 135-148, 2012.

BITTENCOURT, L. P.; GARCIA, F. L.; GOLDIM, J. R. Adolescência vulnerável: fatores biopsicossociais relacionados ao uso de drogas. Revista Bioética. V. 23, n. 2, p. 311- 319, 2015.

CRUZ, M. S. Redução de Danos, prevenção e assistência. In: Prevenção ao uso indevido de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. Brasília: Ministério da Justiça/SENAD, 2011, pp. 155-177.

DALBOSCO, C. Representações sociais de educadores de escolas públicas sobre situações-problema relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. Tese de doutorado - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2011.

DETONI, M. Guia Prático Sobre Drogas - Conhecimento, Prevenção, Tratamento. 2a Edição, São Paulo, Editora: RIDEEL, 2009.

CABRERIZO, T. B.; IOCCA, F.A.S. Drogas no contexto escolar: processo de prevenção e sensibilização. Revista Eventos Pedagógicos v.5, n.2 (11. ed.), número regular, p. 311 - 320, jun./jul. 2014.

GIACOMOZZI, A. I.; ITOKASU, M. C.; LUZARDO, A. R.; FIGUEIREDO, C. D. S. de; VIEIRA, M. Levantamento sobre Uso de Álcool e Outras Drogas e Vulnerabilidades Relacionadas de Estudantes de Escolas Públicas Participantes do Programa Saúde do Escolar/Saúde e Prevenção nas Escolas no município de Florianópolis. Saúde Soc. v.21, n.3, p.612-622, São Paulo, 2012.

MARSCHALL-LÉVESQUE, S. et al. Moderators of the Association between Peer and Target Adolescent Substance Use. Addictive behaviors, v. 39, n. 1, p. 48-70, 2014.

MOMBELLI, M. A.; MARCON, S. S.; COSTA, J. B. Caracterização das internações psiquiátricas para desintoxicação de adolescentes dependentes químicos. Rev. bras. enferm, v. 63, n. 5, p. 735-740, 2010.

MOREIRA, A.; VÓVIO, C. L.; DE MICHELI, D. Prevenção ao consumo abusivo de drogas na escola: desafios e possibilidades para a atuação do educador. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 1, p. 119-135, 2015.

MOURA, J. R. A.; FIGUEIREDO, I. G. A.; SANTOS, T.N.C.; SOUSA, E. L.; VIEIRA, T. F.; LIMA, S.E.A. Conversas de adolescentes sobre drogas e sexualidade: um relato de experiência. Revista Intertox-EcoAdvisor de Toxicologia Risco Ambiental e Sociedade, v. 8, n. 2, p. 117-130, jun. 2015.

MURPHEY, D.; BARRY, M.; VAUGHN, B. GUZMAN, L. TERZIAN, M. Adolescent Health Highlight: Use of Illicit Drugs. Trends Child, v. n. 11 p. 1-8, sept 2013.

NASCIMENTO, M. O.; DE MICHELI, D. Evaluation of different school-based preventive interventions for reducing the use of psychotropic substances among students: a randomized study. Ciencia & saude coletiva, v. 20, n. 8, p. 2499-2510, 2015.

NETO, C; FRAGA, S; RAMOS, E. Consumo de substâncias ilícitas por adolescentes portugueses. Rev Saúde Pública, v. 46, n. 5, p. 808-15, Porto, 2012.

NUNES, D. C. et al. ...outras palavras sobre o cuidado de pessoas que usam drogas... in: SANTOS, L.M. de B. (Org.). Outras palavras: sobre o cuidado de pessoas que usam drogas. Porto Alegre: Ideograf/Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, p. 15-26, 2010.

PLACCO, V. M. N. de S. Modelos de prevenção do uso de drogas para adolescentes: concepções e ações de professores. In: SILVA, E. A. da; MICHELI, D. de (Orgs.). Adolescência, uso e abuso de drogas: uma visão integrativa. São Paulo: FAP-Unifesp, p. 657 – 678, 2011.

SANTOS, E. O. dos. et al. Abordagem sobre a prevenção das drogas no contexto escolar. Inter Science Place, v.4, n. 17, 2011.

SILVA, K. L, da; ARAGÃO, F.L.; VIEIRA, N.F.C.; PINHEIRO, P.N.C. Reflexões acerca do abuso de drogas e da violência na adolescência. Esc Anna Nery, v.14, n.3, p.605-610, Rio de Janeiro, 2010.

SODELLI, M. A abordagem de redução de danos libertadora da prevenção: ações redutoras de vulnerabilidade. In: SILVA, E. A. da; MICHELI, D. de (Orgs.). Adolescência, uso e abuso de drogas: uma visão integrativa. São Paulo: FAP-Unifesp, p. 599 – 616, 2011.

SOUZA, E. R. de. A escola como instituição social: revisitando a função social da escola. UEL. Londrina, 2013.

UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME. World drug report 2015. United Nations Publications, 2015.

ZEITOUNE, R. C. G.; FEREIRA, V.S.; SILVEIRA, H. S.; DOMINGOS, A.M.; MAIA, A.C. O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária. Esc Anna Nery, v. 16, n. 1, p. 57-63, Rio de Janeiro, 2012.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Ribeiro Júnior, W. A., Souza, R. G. de, Cruz, E. R. B. da, Leite, A. G., & Almeida, L. M. (2016). PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NO AMBIENTE ESCOLAR: AÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 14(1 esp.), 31–42. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/694