FORMAÇÃO DA IDENTIDADE: UMA PERSPECTIVA DE ARTICULAÇÃO COM O TRABALHO NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Patricia Sanz Alvarez
  • Jaidê Dias Dias
  • Heloisa Araújo
  • Anne Karoline Pereira
  • Elaine Munic Fereira
  • Camilla Santos

Resumo

O presente artigo propõe refletir sobre o processo de construção da identidade de adolescentes inseridos no mercado de trabalho, através do “Programa Jovem Aprendiz”. Problematiza as implicâncias do programa identificando a realidade social dos participantes e investigando a motivação de entrar precocemente no sistema produtivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis adolescentes. A análise do discurso realizou-se a partir do referencial teórico da Psicologia Sócio-Histórica. Compreende-se a construção da identidade por meio de uma consciência marcada pelos valores e ideologias do sistema capitalista, emergindo ideias de consumo, anseios profissionais e sonhos de melhor qualidade de vida.  Constatam-se contradições no Programa Jovem Aprendiz que surge como alternativa de capacitação dos jovens para ingressar no mercado de trabalho, embora promova o fortalecimento da estratificação social. O ingresso ao mundo do trabalho reforça a formação da identidade individual dos jovens e os inclui na categoria identitária de trabalhadores.

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Como Citar

Alvarez, P. S., Dias, J. D., Araújo, H., Pereira, A. K., Fereira, E. M., & Santos, C. (2010). FORMAÇÃO DA IDENTIDADE: UMA PERSPECTIVA DE ARTICULAÇÃO COM O TRABALHO NA ADOLESCÊNCIA. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 9(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/105