o processo de trabalho do enfermeiro no pre-natal da gestante com hiv

Autores/as

  • Erica Juliana Dá Silva Centro Universitário Facex
  • Fábio Claudiney Costa Pereira Centro Universitário Facex- Unifacex

Palabras clave:

gestante-hiv-assistência-enfermagem

Resumen

O número de casos de gestante vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/Aids) nos últimos dez anos, vem aumentando consideravelmente. Diante desta problemática objetivou-se a partir da literatura científica pesquisada, descrever o processo de trabalho do enfermeiro no pré-natal de gestantes vivendo com HIV/Aids. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa de literatura. A busca de dados ocorreu através da BVS, nas bases de dados SCIELO, LILACS, BDENF, assim como em Manuais do Ministério da Saúde. Os resultados mostraram que no pré-natal, o enfermeiro tem que desenvolver ações de promoção a saúde e prevenção aos agravos de mãe/bebê, facilitando assim a prevenção da transmissão vertical. Concluiu-se que a educação em saúde é uma das principais ferramentas para promover melhores condições para mãe e bom desenvolvimento para o feto.

 

DESCRITORES: Gestante. HIV. Assistência. Enfermagem.

Biografía del autor/a

Erica Juliana Dá Silva, Centro Universitário Facex

Enfermeira graduada pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande
do Norte-FACEX, (2017).
• Pós graduanda em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Metropolitana de
Ciências e Tecnologia- FAMEC, inicio em 2018.1.

Fábio Claudiney Costa Pereira, Centro Universitário Facex- Unifacex

Enfermeiro. Docente do Curso de Enfermagem do UNIFACEX. Especialista em formação Docente para o Ensino Superior. Mestre em Enfermagem pela UFRN

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Dá Silva, E. J., & Costa Pereira, F. C. (2018). o processo de trabalho do enfermeiro no pre-natal da gestante com hiv. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(2), 270–282. Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/989