DEGRADAÇÃO DE AÇO CARBONO SUBMETIDO À AÇÃO DE SULFATOS E O USO DE MATERIAIS NATURAIS PARA PROTEÇÃO

Autores

  • Hugo Mozer Barros Eustáquio Centro Universitário Unifacex http://orcid.org/0000-0003-4204-7694
  • Aluízio Alves dos Santos Filho Centro Universitário Unifacex.
  • José Tamires Filgueira da Silva Centro Universitário Unifacex
  • Geovane Matheus da Silva Farias Centro Universitário Unifacex

Palavras-chave:

Corrosão. Íon Sulfato. Aço CA_50.

Resumo

Nos diais atuais o aço é um dos principais materiais usados na área da construção civil. E na prática, constata-se que inúmeras obras, com ênfase nas expostas em ambientes agressivos, apresentam degradação precoce. Um dos principais agentes de degradação presente no ambiente é o íon sulfato (SO42-) que é fruto principalmente do processo biológico de transformação da matéria orgânica pelas bactérias. Em especial para o aço, o sulfato pode acelerar a principal forma de degradação que é a corrosão. O presente trabalho refere-se à exposição do aço carbono ao ambiente agressivo com a presença de sulfato a uma concentração de 14,2g/L considerada como sendo de agressividade moderada pela NBR 12655/2006. Foram expostos, barras para ensaios de tração e peças cilíndricas com 2 centímetros de espessura. Como forma protetora foi testado o uso de uma resina a base de cera de abelha, um material natural com grande disponibilidade no nordeste brasileiro. Nessas condições foram avaliadas propriedades de resistência à tração, pH e condutividade da solução de ataque e perda de massa do metal. A resistência mecânica não foi influenciada mediante ao tempo utilizado (21 dias) para máxima exposição. Constatou-se um aumento da condutividade e uma redução do pH consequência de uma leve perda de massa, indicando efeitos degradativos. A proteção com cera de abelha provocou a manutenção nas propriedades das peças, evitando a perda de massa para a solução, fato comprovado também pelos valores inalterados dos pH e condutividades da solução de ataque.

Biografia do Autor

Hugo Mozer Barros Eustáquio, Centro Universitário Unifacex

Engenheiro de Materiais (UFRN) com graduação também em Tecnologia em Controle Ambiental (IFRN) e Mestrado em Engenharia Sanitária (UFRN). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais-UFRN (Conceito 6 - CAPES). Sua pesquisa esta concentrada na área de desenvolvimento de materiais cerâmicos e materiais adsorventes. Atua como professor no Centro Universitário Facex, nas disciplinas de Materiais de Construção e Saneamento ambiental, nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura.

Aluízio Alves dos Santos Filho, Centro Universitário Unifacex.

Estudante de Graduação em Engenharia Civil do Unifacex.

José Tamires Filgueira da Silva, Centro Universitário Unifacex

Estudante de Graduação em Engenharia Civil do Unifacex.

Geovane Matheus da Silva Farias, Centro Universitário Unifacex

Estudante de Graduação em Engenharia Civil do Unifacex.

Referências

J. HOPPE FILHO, D. J. SOUZA, M. H. F. MEDEIROS, E. PEREIRA, K. F. PORTELLA. Ataque de matrizes cimentícias por sulfato de sódio: adições minerais como agentes mitigadores. Cerâmica 61 (2015) 168-177

MARCELINO, A. P. B. Estudos para o Desenvolvimento de uma Metodologia de Definição de Teores Deletérios de Enxofre em Concretos e Argamassas de Barragens. Dissertação de Mestrado. Programa de pós-graduação em engenharia de estruturas, UFMG, 2015.

DA SILVA, R.C.B.; PONTES FILHO, T.R.; Corrosão do aço carbono em meio sulfato na presença da bactéria Salmonella anatum. Revista Matéria, v. 13, n. 2, pp. 282 – 293, 2008.

MATOS, D. M. L. CONTAMINAÇÕES SULFÁTICAS EM CORPOS HIDRICO DE UMA ÁREA GESSEIRA EM UMA REGIÃO DO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO. 2012. 45 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Mineral, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

SILVA, A. L. S. da. Sulfatos de metais alcalinos terrosos. Disponível em: <http://www.infoescola.com>. Acesso em: 15 set. 2017.

SENA, H. C. de. Influência de altas concentrações de sulfato na remoção carbonácea, nitrificação e digestão anaeróbia em estações de tratamento de esgoto. In: CONGRESSO INTERAMERICANO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 28., 2002, Cancun.

RHEINHEIMER, B.; KHOE, S. S.. Ataque por sulfatos em estações de tratamento de efluentes. 2013. 110 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do ParanÁ, Curita, 2013.

PINHEIRO, L. M.; SANTOS, A. P.; MUZARDO, C. D.. Estruturas de concreto. São Paulo: Usp – Eesc – Departamento de Engenharia de Estruturas, 2010.

BAUER, L.a.falcao. Materiais de construção 2. Rio de Janeiro: Ltc, 2008.

BRASIL, Instituto do Aço. Processo Siderurgico. Disponível em: <http://www.acobrasil.org.br>. Acesso em: 09 out. 2017

PINHEIRO, G. L.. Influência do íon sulfato na corrosão do aço-carbono. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 48., 2008, Rio de Janeiro. Química na proteção ao meio ambiente e a saúde. Rio de Janeiro: Iniciação Científica, 2008.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Barros Eustáquio, H. M., dos Santos Filho, A. A., Filgueira da Silva, J. T., & da Silva Farias, G. M. (2018). DEGRADAÇÃO DE AÇO CARBONO SUBMETIDO À AÇÃO DE SULFATOS E O USO DE MATERIAIS NATURAIS PARA PROTEÇÃO. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(2), 237–251. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/972