Alimentação Escolar: aceitabilidade da merenda oferecida nas escolas municipais de Nova Cruz/RN

Autores/as

  • Mayra Gomes Ribeiro Centro Universitário Facex - Unifacex
  • Otávio Jordi Alexandre Lima Centro Universitário Facex - Unifacex

Palabras clave:

Alimentação Escolar, Merenda Escolar, Teste de Aceitabilidade.

Resumen

Este estudo objetivou verificar a aceitabilidade da merenda escolar oferecida nas escolas municipais de Nova Cruz/RN por parte dos alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano). A pesquisa foi realizada em três escolas municipais da zona urbana de Nova Cruz/RN que atendem o ensino Fundamental II, tendo como amostra os alunos do 6º ao 9º ano, com idades entre 10 e 15 anos, de ambos os sexos, sendo 73 meninas (49%) e 75 meninos (51%), totalizando 148 alunos. Foi aplicado o teste de aceitabilidade com escala hedônica verbal para verificação da aceitabilidade do cardápio oferecido nas escolas. Os resultados obtidos mostraram percentual de aceitação positivo (≥ 85%) apenas para duas preparações: suco de maracujá com biscoito doce (96%) e macarronada (88%). A sopa de feijão, bebida láctea com biscoito salgado e canja apresentaram um índice de aceitabilidade insatisfatório, ficando com 64%, 61% e 46%, respectivamente. Assim, conclui-se que há preferência dos alunos pelas preparações mais calóricas e pobres em nutrientes, comparadas às que contêm legumes e hortaliças, evidenciando a necessidade das escolas adotarem práticas de educação alimentar e nutricional em suas atividades rotineiras, a fim de promover hábitos alimentares saudáveis e conseqüente qualidade de vida dos mesmos.

Biografía del autor/a

Mayra Gomes Ribeiro, Centro Universitário Facex - Unifacex

Saúde - Nutrição

Otávio Jordi Alexandre Lima, Centro Universitário Facex - Unifacex

Saúde - Nutrição

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Ribeiro, M. G., & Lima, O. J. A. (2018). Alimentação Escolar: aceitabilidade da merenda oferecida nas escolas municipais de Nova Cruz/RN. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(2), 18–37. Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/942