O PIBID NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores/as

  • Daiane Torres de Lemos
  • Jardenia Lucila Lisboa de Freitas
  • Joseane Maria Araújo de Medeiros

Palabras clave:

Lúdico. Aprendizagem. Alfabetização

Resumen

O estudo que discutiremos neste trabalho corresponde a uma pesquisa ação desenvolvida pelo PIBID - UNIFACEX/CAPES com os bolsistas e a coordenadora de área, do Curso de Pedagogia. A pesquisa ação permitiu intervir na realidade e contribuir no processo da prática pedagógica O objetivo dessa pesquisa compreende em conhecer a contribuição do lúdico no desenvolvimento da alfabetização e do letramento dos alunos no ensino fundamental dos anos iniciais. Selecionamos as duas turmas dos 3ºs e 4ºs anos para participar do estudo, compreendendo que ambas tinham muitos alunos ainda precisando se desenvolver quanto à alfabetização e o letramento. A escola pública na qual consistem essas turmas se localiza em um bairro de classe média da cidade de Natal, mas a maioria dos alunos matriculados não reside nele, sendo beneficiados pelo programa do transporte escolar do governo. Teoricamente temos observado que os alunos devem concluir a alfabetização no 3º ano; porém, na rede pública tem se estendido o período e às vezes os alunos chegam no 6º ano ainda sem esta habilidade adquirida. Nas reflexões teóricas vimos que a importância do lúdico no processo de aprendizagem é essencial, mas na prática se distancia quando o aluno conclui a Educação Infantil e segue para o ensino fundamental anos iniciais. Infelizmente as rotinas escolares ficam preenchidas com muitas atividades que não propiciam a ludicidade

Biografía del autor/a

Daiane Torres de Lemos

Bolsista do PIBID de Pedagogia - UNIFACEX

Jardenia Lucila Lisboa de Freitas

Bolsista do PIBID de Pedagogia - UNIFACEX

Joseane Maria Araújo de Medeiros

coordenadora de área do PIBID - UNIFACEX/CAPES

Citas

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Publicado

2018-03-26

Cómo citar

Lemos, D. T. de, Freitas, J. L. L. de, & Medeiros, J. M. A. de. (2018). O PIBID NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(1), 74–83. Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/922