RODAS DE CONVERSA EM SAÚDE MENTAL COM TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Autores/as

  • Luciana Fernandez de Medeiros Azevedo
  • Patricia Elizabeth Sanz Alvarez

Palabras clave:

Rodas de Conversa. Atenção Primária em Saúde. Saúde Mental.

Resumen

O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência sobre as rodas de conversa realizadas com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de uma unidade de saúde, do município de Natal/RN. A ideia dessa intervenção surgiu em função da demanda da gestora da unidade, diante da dificuldade das equipes em lidar com questões de saúde mental e queixas de sofrimento psicológico. Para isso, foram realizados 07 encontros com os trabalhadores de saúde e gestores de uma unidade básica de saúde da família, tendo como mote os temas solicitados pelos próprios participantes. Partindo da perspectiva da psicologia social crítica e das práticas discursivas, os encontros foram registrados e analisados. A ideia central foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos participantes, bem como trocar experiências sobre práticas de cuidado em saúde mental. Em um momento, em que se preza o desenvolvimento de práticas de cuidado, na atenção básica em saúde mental, esse trabalho busca também divulgar a aplicação do método da roda de conversa, na atenção primária em saúde. Foi possível constatar o quanto os trabalhadores de saúde se sentem confusos e inseguros diante de demandas em saúde mental, seja pela falta de conhecimento sobre o tema, seja pelo medo e apreensão diante dos casos mais graves. A partir das rodas de conversa, foi possível estabelecer um espaço de troca de experiências, informações e da livre expressão em relação aos sentimentos gerados nesse processo.

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Cómo citar

Azevedo, L. F. de M., & Alvarez, P. E. S. (2014). RODAS DE CONVERSA EM SAÚDE MENTAL COM TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 12(01), 121–135. Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/595

Número

Sección

Artigos