A INTERDISCIPLINARIDADE NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Joseana Araújo Medeiros
  • Maria Patrícia Oliveira

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência pedagógica que possibilitou uma ação interdisciplinar, tecendo os conhecimentos das diferentes áreas envolvidas e contribuindo para uma aprendizagem contextual e significativa sobre o rio Potengi. A atividade aconteceu com os alunos do 2 ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada, localizada na cidade de Natal/RN. No processo de estudo utilizamos os procedimentos metodológicos baseados na proposta da pedagogia sistêmica, permitindo a participação efetiva dos alunos através de momentos oportunos para opinarem, discutir as descobertas e reconstruir seus conhecimentos. Nessa perspectiva, se evidenciou a gestão compartilhada, os alunos interferiram no processo apresentando suas dúvidas, contribuíram na elaboração de documentos, cartazes e documentário. O projeto explorou aspectos relevantes como a importância ambiental e social do rio Potengi para a nossa cidade, percorrendo a parte histórica e geográfica. A articulação entre os conhecimentos científicos das áreas ocorreram através de situações de pesquisa, aula de campo e entrevista com especialista. Na oportunidade os alunos puderam confrontar suas hipóteses iniciais com as informações que eram apresentadas a cada momento de investigação, inclusive conseguindo identificar os conteúdos em suas respectivas áreas. No final do projeto os alunos decidiram elaborar uma carta com propostas de melhorias para o rio Potengi, que depois foi entregue pessoalmente a uma das autoridades da cidade. Para todos que vivenciaram esse projeto ficou a importância da aprendizagem, da construção da conscientização e da ação social como cidadão.

Cómo citar

Medeiros, J. A., & Oliveira, M. P. (2010). A INTERDISCIPLINARIDADE NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 9(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/109