A UTILIZAÇÃO DA CORPOREIDADE E LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Taciana Almeida
  • Pétala Tuani Salvador
  • Kisna Yasmin Andrade Alves
  • Isabel Amaral de Sousa

Resumen

A Educação em Saúde trata-se de um conjunto de saberes e práticas destinadas a prevenção das doenças e a promoção da saúde. As atividades educativas pautadas na ludicidade demonstram resultados positivos, possibilitando a orientação do planejamento das ações de assistência. Foi através do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual tem por princípio o fomento e a concepção da ludicidade, corporeidade e a humanescência através do teatro e compreensão subjetiva do Ser, que percebemos novas ferramentas complementares para o cuidado e a promoção da saúde dos usuários do SUS. Esse trabalho objetiva relatar a vivência das autoras, durante a realização da peça “Amor: uma benção divina”, agregada a corporeidade e seus benefícios para a auto-realização e auto-transcendência do Ser no meio em que está inserido. Muitas vezes o corpo fala o que a boca não tem coragem e essa é a forma que o cérebro utiliza para se comunicar com o meio relacional em que está inserido, obedecendo aos seus sentimentos e vivências. Após a concepção da peça, percebemos que as atividades lúdicas, agora passam a se integrar com a corporeidade auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas práticas assistências a saúde inovadoras e resolutivas, as quais quebrarão antigos paradigmas, direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e humanescência existentes em cada um.

Cómo citar

Almeida, T., Salvador, P. T., Andrade Alves, K. Y., & Sousa, I. A. de. (2010). A UTILIZAÇÃO DA CORPOREIDADE E LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 9(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/106