ALFABETIZAÇÃO AINDA É UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES?

Autores

  • JOSEANE MARIA ARAÚJO MEDEIROS Centro Universitário Facex - UNIFACEX
  • Eleide Gomes T. Torres de LIRA Centro Universitário Facex - UNIFACEX
  • Evaldo Luzivan Dantas de MEDEIROS Centro Universitário Facex - UNIFACEX
  • Maria Tereza Teles de OLIVEIRA Centro Universitário Facex - UNIFACEX
  • Jennifer Jerônimo da SILVA Centro Universitário Facex - UNIFACEX

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Aprendizagem.

Resumo

O artigo aborda sobre um estudo desenvolvido na iniciação científica, tendo como tema a alfabetização e o letramento. Tivemos como objetivo refletir as práticas pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. No estudo contamos com bolsistas e voluntários, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Facex - UNIFACEX, no desenvolvimento das ações. Foram investigados alunos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental na faixa etária de 07 a 10 anos de idade, envolvendo duas escolas públicas e uma privada na cidade de Natal/RN. A pesquisa se caracteriza como estudo exploratório, considerando o seu objetivo e sua natureza. No processo do estudo aplicamos questionários com 05 professoras alfabetizadoras e realizamos atividades de leitura e escrita com as crianças das turmas do 1º ao 3º anos. O ponto de partida, para essa reflexão, foi às dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de alfabetização, apontando as práticas pedagógicas desenvolvidas por alguns professores que não compreendem a construção da escrita, conforme defende os teóricos da psicogênese da língua escrita. Aprender a ler e a escrever é apropriar-se do código linguístico, tornando-se usuário da leitura e da escrita. Pensar e repensar a alfabetização nessa perspectiva requer do professor uma postura reflexiva; bem como, uma abertura para proporcionar ao aluno o trajeto da construção.

Biografia do Autor

JOSEANE MARIA ARAÚJO MEDEIROS, Centro Universitário Facex - UNIFACEX

Pedagoga;Psicopedagoga; Mestre em Educação. Colaboradora do projeto de Iniciação científica - Pedagogia/UNIFACEX.

Eleide Gomes T. Torres de LIRA, Centro Universitário Facex - UNIFACEX

edagoga;Psicopedagoga; Mestre em Educação. Professora orientadora do projeto de Iniciação científica sobre alfabetização e letramento - Pedagogia/UNIFACEX.

 

Evaldo Luzivan Dantas de MEDEIROS, Centro Universitário Facex - UNIFACEX

Bolsista do projeto de Iniciação científica sobre alfabetização e letramento - Pedagogia/UNIFACEX.

Maria Tereza Teles de OLIVEIRA, Centro Universitário Facex - UNIFACEX

Bolsista do projeto de Iniciação científica sobre alfabetização e letramento - Pedagogia/UNIFACEX.

Jennifer Jerônimo da SILVA, Centro Universitário Facex - UNIFACEX

Voluntária do projeto de Iniciação científica sobre alfabetização e letramento - Pedagogia/UNIFACEX.

Referências

FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010.

_________________. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2001.

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VYGOTSKY. L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

MEDEIROS, J. M. A., LIRA, E. G. T. T. de, MEDEIROS, E. L. D. de, OLIVEIRA, M. T. T. de, & SILVA, J. J. da. (2018). ALFABETIZAÇÃO AINDA É UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES?. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(2), 100–110. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/965