ALFABETIZAÇÃO AINDA É UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES?
Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Aprendizagem.Resumo
O artigo aborda sobre um estudo desenvolvido na iniciação científica, tendo como tema a alfabetização e o letramento. Tivemos como objetivo refletir as práticas pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. No estudo contamos com bolsistas e voluntários, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Facex - UNIFACEX, no desenvolvimento das ações. Foram investigados alunos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental na faixa etária de 07 a 10 anos de idade, envolvendo duas escolas públicas e uma privada na cidade de Natal/RN. A pesquisa se caracteriza como estudo exploratório, considerando o seu objetivo e sua natureza. No processo do estudo aplicamos questionários com 05 professoras alfabetizadoras e realizamos atividades de leitura e escrita com as crianças das turmas do 1º ao 3º anos. O ponto de partida, para essa reflexão, foi às dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de alfabetização, apontando as práticas pedagógicas desenvolvidas por alguns professores que não compreendem a construção da escrita, conforme defende os teóricos da psicogênese da língua escrita. Aprender a ler e a escrever é apropriar-se do código linguístico, tornando-se usuário da leitura e da escrita. Pensar e repensar a alfabetização nessa perspectiva requer do professor uma postura reflexiva; bem como, uma abertura para proporcionar ao aluno o trajeto da construção.Referências
FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010.
_________________. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 2001.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.
KRAMER. Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: ática, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2015.
TEBEROSKY, Ana. COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Trad. Ana Maria Machado. Porto Alegre: Artmed, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: vozes, 2002.
VYGOTSKY. L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2009.