O PIBID NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Daiane Torres de Lemos
  • Jardenia Lucila Lisboa de Freitas
  • Joseane Maria Araújo de Medeiros

Palavras-chave:

Lúdico. Aprendizagem. Alfabetização

Resumo

O estudo que discutiremos neste trabalho corresponde a uma pesquisa ação desenvolvida pelo PIBID - UNIFACEX/CAPES com os bolsistas e a coordenadora de área, do Curso de Pedagogia. A pesquisa ação permitiu intervir na realidade e contribuir no processo da prática pedagógica O objetivo dessa pesquisa compreende em conhecer a contribuição do lúdico no desenvolvimento da alfabetização e do letramento dos alunos no ensino fundamental dos anos iniciais. Selecionamos as duas turmas dos 3ºs e 4ºs anos para participar do estudo, compreendendo que ambas tinham muitos alunos ainda precisando se desenvolver quanto à alfabetização e o letramento. A escola pública na qual consistem essas turmas se localiza em um bairro de classe média da cidade de Natal, mas a maioria dos alunos matriculados não reside nele, sendo beneficiados pelo programa do transporte escolar do governo. Teoricamente temos observado que os alunos devem concluir a alfabetização no 3º ano; porém, na rede pública tem se estendido o período e às vezes os alunos chegam no 6º ano ainda sem esta habilidade adquirida. Nas reflexões teóricas vimos que a importância do lúdico no processo de aprendizagem é essencial, mas na prática se distancia quando o aluno conclui a Educação Infantil e segue para o ensino fundamental anos iniciais. Infelizmente as rotinas escolares ficam preenchidas com muitas atividades que não propiciam a ludicidade

Biografia do Autor

Daiane Torres de Lemos

Bolsista do PIBID de Pedagogia - UNIFACEX

Jardenia Lucila Lisboa de Freitas

Bolsista do PIBID de Pedagogia - UNIFACEX

Joseane Maria Araújo de Medeiros

coordenadora de área do PIBID - UNIFACEX/CAPES

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes da. Educação lúdica. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

ANTUNES, Celso. O Jogo e a Educação Infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. Fascículo 15. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

__________. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. São Paulo: Unimep, 1996.

BECKER, F. Vygotsky versus Piaget - ou sociointeracionismo e educação. In: R. L. L. BARBOSA (org.) Formação de Educadores. Desafios e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia Científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 1996.

GRÜBEL, Joceline Mausolff; BEZ, Marta Rosecler. Jogos educativos. RENOTE, v. 4, n. 2, 2006.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. São Paulo: Artmed Editora, 2009.

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.

_______. A importância das brincadeiras na evolução dos processos de desenvolvimento humano. 2003. Disponível em:http://www.psicopedagogia.com.br/opniao/opniao.asp?ENTRID=132. Acesso no dia 15 de Novembro de 2017.

NIZA, S. A Escola e o Poder Discriminatório da Escrita. (Texto policopiado) (2003).

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva Histórico-Cultural da Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SIMPSON, D. M. Aprendendo a aprender. Curitiba: Cultrix, 1973.

Downloads

Publicado

2018-03-26

Como Citar

Lemos, D. T. de, Freitas, J. L. L. de, & Medeiros, J. M. A. de. (2018). O PIBID NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(1), 74–83. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/922