LIDERANÇA COMO SINÔNIMO DE MOTIVAÇÃO: IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

Autores

  • Ruana Raila de Freitas Araújo Almeida Centro Universitário Facex
  • Ieda Isabella de Lira Souza

Palavras-chave:

Liderança. Motivação. Líder.

Resumo

Os temas liderança e motivação têm sido muito discutidos dentro das organizações como aspecto de maior produtividade. A desmotivação é vista como grande vilã no ambiente de trabalho e cabe aos líderes influenciarem na motivação dos seus liderados. Este artigo foi desenvolvido tendo como objetivo mostrar como o papel do líder tem o poder de influenciar na motivação dos funcionários seja de maneira positiva, ou negativa. Os conceitos utilizados como referencial teórico, que serviram para guiar o presente estudo, foram primeiramente a definição de liderança assim como os estilos de liderança classificados em democrático, autocrático e liberal e em quais destes estilos, o líder estudado se encaixa, bem como a relação entre motivação e liderança e os impactos de uma liderança bem sucedida ou falha, na equipe. Quanto à natureza, trata-se de um estudo de caso de caráter quali-quantitativo, efetuado na organização X onde, usou-se de observação direta extensiva utilizando-se a aplicação de questionários. A análise dos resultados apontou que o estilo do líder estudado se caracteriza como democrático e é amplamente aprovado pelos funcionários, com o qual afirmam sentirem-se mais motivados para produzir, criar e se relacionar.

Referências

ADAIR, John. Liderança para o sucesso. São Paulo: Nobel, 1992.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BLANCHARD, Kenneth; ZIGARMI, Patrícia e ZIGARMI, Drea. Liderança e gerente minuto. Rio de Janeiro: Record, 1986.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

______. Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

______. Gerenciando pessoas. 3 ed. São Paulo: Makron books, 1994.

COBRA, Marcos. Marketing básico: uma perspectiva brasileira. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997

DRUCKER, Peter Ferdinand. Drucker: o homem que inventou a administração. Rio de Janeiro: Elsevier Campus, 2006.

GONDIM, Sônia Maria Guedes; SILVA, Narbal. Motivação no trabalho. In: ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da Administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

______. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

NASCIMENTO, E. Comportamento organizacional. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

PIRÂMIDE de Maslow. 2012. Disponível em:< http://flaviohorita.com/?p=587>. Acesso em: 26 ago. 2014.

QUEIROZ, Simone Hering de. Motivação dos quadros operacionais para a qualidade sob o enfoque da liderança situacional. 1996. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996. Disponível em: < http://ojs.ccsa.ufrn.br >

ROBBINS, S. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

STONER, James A. F. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

VERGARA, Sylvia. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 1999.

WAGNER, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2003.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

Almeida, R. R. de F. A., & Souza, I. I. de L. (2015). LIDERANÇA COMO SINÔNIMO DE MOTIVAÇÃO: IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 13(1), 55–71. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/609