RODAS DE CONVERSA EM SAÚDE MENTAL COM TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Autores

  • Luciana Fernandez de Medeiros Azevedo
  • Patricia Elizabeth Sanz Alvarez

Palavras-chave:

Rodas de Conversa. Atenção Primária em Saúde. Saúde Mental.

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência sobre as rodas de conversa realizadas com quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de uma unidade de saúde, do município de Natal/RN. A ideia dessa intervenção surgiu em função da demanda da gestora da unidade, diante da dificuldade das equipes em lidar com questões de saúde mental e queixas de sofrimento psicológico. Para isso, foram realizados 07 encontros com os trabalhadores de saúde e gestores de uma unidade básica de saúde da família, tendo como mote os temas solicitados pelos próprios participantes. Partindo da perspectiva da psicologia social crítica e das práticas discursivas, os encontros foram registrados e analisados. A ideia central foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos participantes, bem como trocar experiências sobre práticas de cuidado em saúde mental. Em um momento, em que se preza o desenvolvimento de práticas de cuidado, na atenção básica em saúde mental, esse trabalho busca também divulgar a aplicação do método da roda de conversa, na atenção primária em saúde. Foi possível constatar o quanto os trabalhadores de saúde se sentem confusos e inseguros diante de demandas em saúde mental, seja pela falta de conhecimento sobre o tema, seja pelo medo e apreensão diante dos casos mais graves. A partir das rodas de conversa, foi possível estabelecer um espaço de troca de experiências, informações e da livre expressão em relação aos sentimentos gerados nesse processo.

Referências

AMARANTE, Paulo (Coord.). Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1995.

AZEVEDO, Luciana Fernandes de Medeiros. Práticas de cuidado em saúde mental: um perspectiva da psicologia social e saúde comunitária. Curitiba/PR: Editora CRV, 2012.

______. Um estudo sobre a “doença dos nervos” para além de um sofrimento incorporado. Gerais: revista insterinstitucional de psicologia, v.5, n.2, jul-dez., p.223-235, 2012.

______. Nervos: rede de discursos e práticas na atenção básica em saúde mental. Programa Integrado de Doutorado em Psicologia Social (UFRN/UFPB). Tese (Doutorado), 2010. Não Publicada.

BANDEIRA, M.; FREITAS, L. C.; CARVALHO FILHO, J. G. T. de. Avaliação da ocorrência de transtornos mentais comuns em usuários do Programa de Saúde da Família. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v.56, n.1, p.41-47, 2007.

BAREMBLITT, Gregorio Franklin. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. 3.ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1996.

BRASIL. Ministério da saúde. Lei 10.216 de 06 de abril de 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/LEIS2001/L10217.htm>. Acesso em: 10 jan. 2010.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, 2000 .

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; GUERRERO, A. V. P. (orgs.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 2.ed. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).

LANCETTI, Antônio. (Org.). Saúde e loucura: saúde mental e saúde da família. São Paulo: Hucitec, 2000.

LOCKE, T. Critical discourse analysis. London/UK: Continuum International Publishing Group, 2004.

MEDEIROS, Luciana Fernandez. Sofrimento solitário, mal-estar compartilhado: um estudo sobre a doença dos nervos. 2003. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

MEHRY, Emerson Elias. Saúde: cartografia do trabalho vivo. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

PORTOCARRERO, Vera. Arquivos da loucura: Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002.

SPINK, Mary Jane. (org.). Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. São Paulo: Cortez, 1999.

______. A produção de sentidos como linguagem em ação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. (Col. Temas da Contemporaneidade em Psicologia Social, v.1)

.

THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

TRAVERSO-YÉPEZ, M.; MEDEIROS, L.F. The complexity of symptons and meanings involving “nerves” in Brazilian Public Health System. Qualitative Health Research, v.15, n.09, p.1231-43, 2005.

WILLIG, C. Introducing qualitative research in psychology. Adventures in theory and method. Buckingham: Open University Press, 2001.

Downloads

Como Citar

Azevedo, L. F. de M., & Alvarez, P. E. S. (2014). RODAS DE CONVERSA EM SAÚDE MENTAL COM TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 12(01), 121–135. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/595

Edição

Seção

Artigos