ANÁLISE DO VALOR DE UM IMÓVEL PÚBLICO URBANO NA ZONA NORTE DE NATAL, ATRAVÉS DO MÉTODO DE REGRESSÃO LINEAR

Autores

  • JENIFFER AQUINO UNIFACEX
  • Ysabela Crystina da Silva Cruz Farias
  • Hugo Mozer Barros Eustáquio unifacex

Palavras-chave:

Avaliação de imóveis. Regressão linear. Método comparativo direto.

Resumo

O estudo apresentado trata de um método de análise para avaliação de imóveis, pelo método da regressão linear. Com a necessidade de resultados confiáveis, este trabalho segue critérios da Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 14653 (2011) e apresenta uma equação de regressão linear utilizando variáveis dependentes e independentes. O objeto principal de estudo foi uma Escola Estadual localizada na Zona Norte de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, no qual, foi feita uma análise comparativa com relação a precisão de resultados com a pesquisa realizada com 7 (sete) e 14 (quatorze) amostras de imóveis com características semelhantes. Através dos testes e análises dos resultados foi possível obter o Grau de Fundamentação do imóvel e determinar se está de acordo com a Norma. Assim, com a utilização do método empregado, foi possível determinar o valor de mercado do imóvel, através da determinação do valor do terreno e do valor das benfeitorias.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14653: Avaliação de bens Parte 1: Procedimentos gerais. 1 ed. Rio de Janeiro, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14653: Avaliação de bens Parte 2: Imóveis urbanos. 1 ed. Rio de Janeiro, 2011.

BRASÍLIA. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. (org.). COLETÂNEA DE ARTIGOS DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS CAIXA: avaliação de imóveis. Brasília, 2018. 247 p.

BRAULIO, S. N. Proposta de Uma Metodologia Para Avaliação de Imóveis Urbanos Baseado em Métodos Estatísticos Multivariados. Curitiba, 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

CENTRAL BASE. Exercício de regressão simples utilizando o software excel. Natal, 2019.

DANTAS, R. A.; Engenharia de avaliações: uma introdução à metodologia científica. São Paulo: Pini, 1998.

DODT, Emanuele Ferreira. AVALIAÇÃO DE IMÓVEL: ELABORAÇÃO DO LAUDO DE AVALIAÇÃO PELO MÉTODO COMPARATIVO DIRETO. 2016. 67 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

MELO, Luciano Werton Torres de. AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS PELO MÉTODO COMPARATIVO DE DADOS E REGRESSÃO LINEAR: Análise do m² de uma região que recebeu grandes investimentos públicos e privados em Fortaleza. 2018. 65 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

NADALINI, Ana Carolina Valerio; CARVALHO, Ednelson Teles. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA VARIÁVEL INDEPENDENTE "VAGAS DE GARAGEM" NA DETERMINAÇÃO DO VALOR UNITÁRIO DO IMÓVEL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÃO E PERÍCIAS, XIX, 2017, Foz do Iguaçu. Foz do Iguaçu: Ibape, 2017. p. 1-38.

NIP DO BRASIL. Laudo de avaliação. Natal, 2018.

NUNES, D. B.; BARROS NETO, J. de P.; FREITAS, S. M. de. Modelo de regressão linear múltipla para avaliação do valor de mercado de apartamentos residenciais em Fortaleza, CE. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 89- 104, jan./mar. 2019.

PELLI NETO, A., Curso de Engenharia de Avaliação Imobiliária – Fundamentos e Aplicação da Estatística Inferencial, Belo Horizonte/MG, 2003.

PORTAL DE EPIDEMIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Tabela T. Maio de 2015. Disponível em: <http://www.epi.uff.br/wp-content/uploads/2015/05/Tabela-T.pdf>.

QUEIROZ, Matheus Vinícius Francelino. CORRELAÇÃO LINEAR E REGRESSÃO LINEAR SIMPLES NO CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 2020. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2020.

SOARES, M. Informações Técnicas: Critério de Chauvenet. 02 de dezembro 2013. Disponível em: < http://www.mspc.eng.br/tecdiv/med200.shtml >.

Downloads

Publicado

2023-06-20 — Atualizado em 2023-10-08

Versões

Como Citar

AQUINO, J., Crystina da Silva Cruz Farias, Y. ., & Mozer Barros Eustáquio, H. . (2023). ANÁLISE DO VALOR DE UM IMÓVEL PÚBLICO URBANO NA ZONA NORTE DE NATAL, ATRAVÉS DO MÉTODO DE REGRESSÃO LINEAR. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 20(01). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/1137 (Original work published 20º de junho de 2023)

Edição

Seção

Artigos