Avaliação do plano de ação frente a pandemia de covid-19 na Educação De Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas da rede pública de ensino do município de Espirito Santo (Rio Grande do Norte-Brazil)

Autores

  • Maciel Florêncio da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Brayan Paiva Cavalcante Universidade de São Paulo (CENA/USP) http://orcid.org/0000-0003-1768-4958
  • Bruno de Souza Maggi Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Basic education; Espirito Santo - RN; Pedagogical tools; Remote teaching; School community.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o plano de ação frente a pandemia de duas escolas da rede pública do Rio Grande do Norte, discutindo quais foram as estratégias que a comunidade escolar levantou para maximizar o processo de ensino-aprendizagem na EJA. Ambos os planos de ação são muito claros quanto a importância de um plano dinâmico que seja constantemente revisado para atender a toda comunidade escolar, tanto no que diz respeito ao trabalho dos professores, como facilitando o processo de ensino aprendizagem, como auxiliando as famílias com as atividades que serão desenvolvidas em casa. Estratégias, metodologias, ferramentas de ensino e prospecções foram apresentadas em ambos os planos para mitigar os impactos do isolamento social, entretanto, nenhuma atividade, tópico ou questionamento em especial é levantado nos documentos como medida ativa para trabalhar com os alunos da EJA, mesmo este sendo um dos grupos mais dinâmicos na comunidade escolar. Desta forma, é percebido que embora a comunidade escolar esteja trabalhando de forma efetiva para minimizar os impactos da pandemia sobre o sistema educacional, é necessário revisar de forma mais efetiva todos os setores da educação, em especial aqueles que já possuem histórico alto de evasão (como a EJA) para garantir que, de fato, toda a comunidade escolar possa enfrentar da melhor forma possível os problemas causados pela pandemia.

 

Biografia do Autor

Brayan Paiva Cavalcante, Universidade de São Paulo (CENA/USP)

Licenciado em Ciênicas Biológicas (Unifacex) Mestre em Sistemática e Evolução (UFRN) e Doutorando em Ciências (CENA/USP). Atua nas seguintes áreas: Bromeliaceae, Ecologia da polinização, Barreiras reprodutivas em plantas, Hibridização de especies com potencial ornamental, Micromorfologia e Anatomia vegetal e Evolução de estratégias reprodutivas. Atualmente é doutorando no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), tendo como perfil de pesquisa a dinâmica e evolução de estratégias reprodutivas em espécies correlacionadas de bromélias simpátricas.

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Publicado

2022-09-23

Como Citar

Florêncio da Silva, M., Cavalcante, B. P., & de Souza Maggi, B. (2022). Avaliação do plano de ação frente a pandemia de covid-19 na Educação De Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas da rede pública de ensino do município de Espirito Santo (Rio Grande do Norte-Brazil). Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 19(01). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/1135