ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES IDOSOS ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

Autores

  • Ramyres Stephane Costa Silva
  • Anna Larissa de Castro Rego
  • Wandeclebson Ferreira Júnior

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral, Envelhecimento, Enfermagem, Cuidado interdisciplinar.

Resumo

RESUMO: As quatro Doenças Crônicas Não-Transmissíveis de maior impacto mundial são as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas, sendo estas, também, as principais causas de óbitos notificados no Brasil. Descrever as ações da assistência de enfermagem em pacientes idosos acometidos por Acidente Vascular Cerebral. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca realizada no período de Março a Outubro de 2017, nas bases de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE e BDENF, totalizando, após seleção, 08 artigos, os quais fizeram parte da construção do presente estudo. No que concerne as ações da assistência de enfermagem, destacaram-se a importância do processo de enfermagem e a educação em saúde como ferramentas para auxiliar na eficácia da assistência prestada a esse público-alvo, devendo-se atentar para as questões culturais da comunidade, considerando o seu compromisso com o cuidar e, assim, favorecendo, além dos diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, o planejamento para uma assistência de qualidade. A partir da revisão, foi possível verificar a importância da atuação do profissional enfermeiro em idosos acometidos por AVC, visando uma assistência de qualidade na busca por melhores condições de vida a esses pacientes, independentemente do nível de complexidade.

Biografia do Autor

Ramyres Stephane Costa Silva

Enfermeira; Pós-Graduanda em Saúde Pública com Ênfase em ESF.

Anna Larissa de Castro Rego

Enfermeira; Especialista em Terapia Intensiva.

Wandeclebson Ferreira Júnior

Psicólogo; Especialista em Saúde da Família; Pós-Graduando em Neuropsicologia Clínica.

Referências

BANDEIRA, D. et al. Gestão da atenção a usuários com dependência de cuidados por sequelas de acidente vascular cerebral. Revista de Atenção Primária a Saúde. v. 19, n. 4, p. 575-581. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. A vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigitel Brasil 2014: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde; 2015.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com acidente vascular cerebral / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 72p.

BRÊTAS, José Roberto da Silva; OLIVEIRA, José Rodrigo de; YAMAGUTI, L. Reflexões de estudantes de enfermagem sobre morte e o morrer. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 477-483. 2006.

CAMARGO, Celina A. O PACIENTE DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E OS ASPECTOS DE ENFERMAGEM EM REABILITAÇÃO. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 28, n. 2, p. 35-42. 1975.

CANUTO, M. A. O.; NOGUEIRA, L. T.; ARAUJO, T. M. E. Qualidade de vida relacionada à saúde de pessoas após acidente vascular cerebral. Revista Acta Paulista de Enfermagem. v. 29, n. 3, p. 245-252. 2016.

CARVALHO, W.N et al. A sistematização da assistência de enfermagem ao paciente vitima de acidente vascular cerebral. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. v.19, n.2, p.45-50. 2017. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20170706_115443.pdf. Acesso em: 29 out. 2017.

CAVALCANTE, T. F. et al. Intervenções de enfermagem aos pacientes com acidente vascular encefálico: uma revisão integrativa de literatura. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v.45, n.6, p. 1945-1500. 2011.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Código de Ética dos Profissionais de

Enfermagem. 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GROCHOVSKI, C. S.; CAMPOS, R.; LIMA, M. C. A. M. Ações de Controle dos Agravos à Saúde em Indivíduos Acometidos por Acidente Vascular Cerebral. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. v. 19, n. 4, p. 269-276. 2015.

LESSMANN, J.C et al. Atuação da enfermagem no autocuidado e reabilitação de pacientes que sofrem acidente vascular encefálico. Revista Brasileira de Enfermagem. v.64, n.1, p.198-202. 2011.

LIMA, A. C. M. A. et al. Diagnósticos de enfermagem em pacientes com acidente vascular cerebral: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 64, n. 4, p. 785-792. 2016.

RODRIGUES, R. A. P. et al. Transição do cuidado com o idoso após acidente vascular cerebral do hospital para casa. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 21, n.1, p.1-9. 2013.

SANTOS, J. V. S. et al. Os efeitos da capacitação de enfermeiros sobre avaliação de pacientes com acidente vascular cerebral. Revista de Enfermagem UFPE, v. 11, n. 5, p. 1763-1768. 2017.

SILVA, L. M. Envelhecimento e qualidade devida para idosos: um estudo de representações sociais. 2011. 78 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB, 2011.

SILVA, M. G.; MÂNICA, F. R. A prática do profissional psicólogo frente a atenção básica de saúde. Saúde em Redes, v. 3, n. 1, p.50-62. 2017.

SOARES, C. A. et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.48, n.2, p.335-345. 2014.

Downloads

Publicado

2022-01-25

Como Citar

Silva, R. S. C., Rego, A. L. de C., & Ferreira Júnior, W. (2022). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES IDOSOS ACOMETIDOS POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 17(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/1076