Educação continuada em Enfermagem e suas perspectivas científicas: Uma breve análise integrativa

Autores

  • Stella Alyny Alyny de Aquino Costa Unifacex
  • Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson UNIFACEX
  • Ana Tânia Lopes Sampaio UFRN
  • Tayssa Suelen Cordeiro Paulino UNIFACEX
  • Fábio Claudiney da Costa Pereira UNIFACEX
  • Karolina de Moura Manso da Rocha UNIFACEX

Palavras-chave:

Educação Continuada, Educação em Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se identificar o enfoque das publicações sobre Educação Continuada na área da enfermagem. Trata de uma revisão integrativa da literatura, realizada considerando as seguintes etapas: formulação da pergunta de pesquisa; coleta de dados; avaliação, análise e interpretação dos dados; apresentação de resultados. Na busca obteve-se um total de 51 artigos, sendo selecionados oito. Constatou-se escassez de estudos sobre educação continuada e enfermagem, nos últimos cinco anos, havendo confusões em alguns textos sobre as diferenciações entre educação permanente e continuada. Houve predomínio de publicações no ano de 2010, embasados em uma abordagem quantitativa.

Biografia do Autor

Stella Alyny Alyny de Aquino Costa, Unifacex

Acadêmica do CUrso de Enfermagem UNIFACEX

Isabel Cristina Amaral de Sousa Rosso Nelson, UNIFACEX

ossui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (2000) com Licenciatura plena em enfermagem. Especialização em formação profissional na área de saúde (Fiocruz/UFRN), Saúde da Família( Universidade Castelo Branco) e em Enfermagem do Trabalho ( Facisa), Educação, Desenvolvimento e Politicas Educativas( FIP).Mestrado interrompido em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Doutora em Educação UFRN ( 2013), Enfermeira da Estratégia Saúde da Família de 2001 a 2013,desde 2009 atua como coordenadora e docente da graduação em Enfermagem do UNIFACEX ( conceito 4 MEC). Coordenadora e docente da pós graduação lato sensu em Saúde Coletiva com Enfase na Estratégia Saúde da Família, Enfermagem do Trabalho e Saúde Coletiva( Desde 2009). Docente do curso de pedagogia e da pós graduação em Educação inclusiva do UNIFACEX.Docente da pós graduação em Formação Docente ministrando a disciplina Politica de Inclusão na Educação. .Tem experiência na área de promoção á saúde, educação em saúde,educação inclusiva, formação docente, práticas integrativas e complementares a saúde,ludicidade, pedagogia vivencial humanescente e saúde coletiva enfocando a estrategia saúde da família, exercendo a docência desde o ano de 2000 . Líder do grupo de pesquisa "Enfermagem nas ações promocionais à saúde: uma abordagem interdisciplinar" UNIFACEX ( Desde 2014). Pesquisadora no grupo de pesquisa Corporeidade, Transdisciplinaridade e Saúde- ECOTRANS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte( Desde 2015).Pesquisadora do Programa de Iniciação Cientifica do UNIFACEX com pesquisa intitulada " A contribuição das práticas integrativas e complementares na educação infantil" ( Desde 2015). Coordenadora do projeto de extensão " Saúde integrativa na escola: Uma estratégia para o cuidado humanescente inclusivo", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Presidente do Núcleo Docente Estruturante ( NDE) do Curso de enfermagem UNIFACEX e Conselho do Curso de Enfermagem UNIFACEX ( CONSEC) desde 2009.

Ana Tânia Lopes Sampaio, UFRN

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), especialização em saúde pública pela ENSP Fiocruz (1988), especilização em Educação em Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto (1989), especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde pela ENSP Fiocruz (2006), Especialização em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura- ABA (2014); mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2005) e Doutorado em Educação na linha de pesquisa Corporeidade e Educação da UFRN (2009). Exerceu os cargos de Secretaria Municipal de Saúde de Macaiba-RN, Secretária Municipal de Saúde de Natal-RN, Secretária Adjunta da Saúde do Estado do RN. Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de saúde do RN (COSEMS/RN) por dois mandatos (1993 a 1996), vice-presidente da ABEN-RN ( 2008-2010), Conselheira federal de enfermagem (2013-2015). Foi servidora efetiva (Enfermeira) da Fundação Nacional de Saúde-FUNASA/MS (Ex-Fundação SESP) por 26 anos. Tem experiência na área de Enfermagem e Educação (presencial e à distância). Na área da Enfermagem com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: política de saúde, SUS, gestão, formação, participação popular e saúde quântica. Na área da Educação com ênfase em Práticas Pedagógicas e Saberes Humanescentes, atuando principalmente nos seguintes campos: Corporeidade, currículo, transdisciplinaridade, autoconhecimento, sensibilidade, emoção, ludicidade, sexualidade e adolescência. Atualmente é Professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, coordena o Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares da UFRN- CAPPIC. E líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Corporeidade, Transdisciplinaridade e Saúde- ECOTRANS" é conselheira estadual de saúde

 

Tayssa Suelen Cordeiro Paulino, UNIFACEX

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Enfermagem pela UFRN. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior. Docente do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário FACEX (UNIFACEX). Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)(2011). Licenciatura em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)(2011). Atualmente integro o grupo de pesquisa "CALEIDOSCÓPIO DA EDUCAÇÃO" sob a coordenação do Profª Dr. Soraia Medeiros. Também integro como colaboradora o grupo de pesquisa "ENFERMAGEM NAS AÇÕES PROMOCIONAIS À SAÚDE: UMA BAORDAGEM INTERDISCIPLINAR" vinculado ao Centro Universitário FACEX (UNIFACEX). Atuo principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Saúde Mental, Saúde Coletiva, Trabalho e Enfermagem, Processo de Trabalho, Reforma Psiquiátrica e Educação.

Fábio Claudiney da Costa Pereira, UNIFACEX

Licenciado e Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior (UNIFACEX). Mestrando do programa de pós-graduação em enfermagem / UFRN, orientando da Profª Drª Clélia Albino Simpson. Coordenador Adjunto e professor do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Facex - UNIFACEX. Membro do Grupo de Pesquisa "Ações promocionais de atenção a grupos humanos em saúde mental e saúde coletiva". Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde; Processo de Trabalho da Enfermagem; Saúde coletiva, HIV/AIDS.

Karolina de Moura Manso da Rocha, UNIFACEX

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem.Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Educadora Integral do curso de Enfermagem da UNIFACEX. Enfermeira assistencial do Hospital Estadual Ruy Pereira dos Santos.

Referências

ALVES, A. R. et. al. Educação continuada na enfermagem: experiência na implantação e implementação das ações. Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005.

AZEVEDO, I. C. de et al. Educação continuada em enfermagem no âmbito da educação permanente em Saúde: revisão integrativa de literatura. Revista Saúde e Pesquisa, v. 8, n. 1, p. 131-10, jan./abr. 2015.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia prático do programa de saúde da família. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

CASTELI, C. P. M.; CASTELI, C.; LEITE, M. M. J. Avaliação do Sistema Informatizado de Educação Continuada em Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília/ DF, v. 67, n. 3, p. 457-6, mai-jun. 2014.

COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A.; GERALDI, J. W. Educação continuada: A política da descontinuidade. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68. 1999.

CUNHA, A. C.; MAURO, M. Y. C. Educação Continuada e a Norma Regulamentadora 32: utopia ou realidade na enfermagem? Revista brasileira de Saúde ocupacional. São Paulo/SP, v. 35, n. 122, p. 305-313. 2010.

FERREIRA, R. G.; GIRALDES, J. M.; NASCIMENTO, J. L. do. Educação continuada em enfermagem cardiológica em hospital psiquiátrico: Multifacetas de uma clientela. Revista Educação-Universidade de Guarulhos. São Paulo/SP, v. 11, n. 1. 2016. FORTUNA, C. M.; et. al. Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos. Revista Latino-Americana de Enfermagem. São Paulo/SP, v. 21, n. 4, 8 telas, jul.-ago. 2013.

NOVAES, M. A.; et. al. Tele-educação para educação continuada das equipes de saúde da família em saúde mental: a experiência de Pernambuco, Brasil. Interface- Comunicação saúde educação. São Paulo/SP, v.16, n.43, p.1095-106, out./dez. 2012.

OLIVEIRA, F. M. Educação continuada do enfermeiro na atenção à pessoa com lesão medular. 2015. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

PEDUZZI, M.; et. al. Atividades educativas de trabalhadores na atenção primária: concepções de educação permanente e de educação continuada em saúde presentes no cotidiano de Unidades Básicas de Saúde em São Paulo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação São Paulo/SP, v.13, n.30, p.121-34, jul./set. 2009.

RODRIGUEZ, E. O. L; et., al. Implantação de educação continuada com profissionais de enfermagem utilizando a pedagogia problematizadora: relato de experiência. Revista de Enfermagem do Cento-Oeste Mineiro. Minas Gerais/MG, v.1, n.4, p. 583-591, out/dez. 2011.

SILVA, L. M. G.; GUTIÉRREZ, G. R.; DOMENICO, E. B. L. Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo/SP, v. 23, n. 5, p. 701-4. 2010.

SILVA, M. F.; CONCEIÇÃO, F. A.; LEITE, M. M. J. Educação continuada: um levantamento de necessidades da equipe de enfermagem. O Mundo da Saúde. São Paulo/SP, v. 32, n. 1, p.47-55, jan/mar. 2008.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R.; Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. São Paula/SP, v.8, n. 1, p. 102-6. 2010.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Alyny de Aquino Costa, S. A., Nelson, I. C. A. de S. R., Sampaio, A. T. L., Paulino, T. S. C., Pereira, F. C. da C., & da Rocha, K. de M. M. (2017). Educação continuada em Enfermagem e suas perspectivas científicas: Uma breve análise integrativa. REVISTA HUMANO SER, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/811

Edição

Seção

Artigos de Revisão