CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA CONSULTA DE PRÉ NATAL A GESTANTE DIAGNOSTICADA COM DIABETES GESTACIONAL

Autores

  • Tayssa Suelen Paulino CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX/UFRN
  • Hortencia Dantas da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
  • Soraya Maria de Medeiros UFRN
  • Fabio Claudiney Pereira CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX/UFRN
  • Isabel Cristina de Souza Nelson CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
  • Ilara Maria Ferreira Alves CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Resumo

A diabetes mellitus gestacional (DMG) tem como definição uma alteração no metabolismo dos carboidratos, desenvolvendo assim uma hiperglicemia de intensidade variável, que pode ser diagnosticada pela primeira vez ou se inicia durante a gestação. Assim sendo, o objetivo do trabalho é descrever o papel do enfermeiro no pré-natal para a prevenção e diagnostico precoce a gestante com diabetes. Trata-se de um levantamento bibliográfico com método de pesquisa mais profunda de artigos de vários tipos de literatura. Faz-se necessário, propostas de tratamentos individualizados para cada caso em situações especificas, avaliam que para um tratamento eficaz o  profissional de enfermagem precisa fazer uma avaliação minuciosa a gestante. O enfermeiro tem o papel crucial na ação primaria, pois é no pré-natal que a investigação deve ser priorizada, trazendo assim aos binômios mãe-filho  benefícios relacionados a qualidade de vida  e variação de tratamento.

 

Descritores: Assistência de Enfermagem, diabetes gestacional, Pré-natal.

Biografia do Autor

Tayssa Suelen Paulino, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX/UFRN

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo programa de pós-graduação em Enfermagem. Mestre em Enfermagem pelo programa de pós-graduação em Enfermagem. Docente do curso de graduação do UNIFACEX.

Hortencia Dantas da Silva, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Acadêmica do 10º período do curso de graduação em Enfermagem do UNIFACEX.

Soraya Maria de Medeiros, UFRN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo programa de pós-graduação em Enfermagem da USP. Docente do curso de graduação e pós-graduação em Enfermagem da UFRN.

Fabio Claudiney Pereira, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX/UFRN

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pelo programa de pós-graduação em Enfermagem da UFRN. Docente do curso de graduação do UNIFACEX.

Isabel Cristina de Souza Nelson, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Enfermeira. Doutora em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da UFRN. Docente do curso de graduação do UNIFACEX.

Ilara Maria Ferreira Alves, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Discente do 9º período do curso de Enfermagem do UNIFACEX.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Paulino, T. S., da Silva, H. D., de Medeiros, S. M., Pereira, F. C., Nelson, I. C. de S., & Alves, I. M. F. (2017). CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA CONSULTA DE PRÉ NATAL A GESTANTE DIAGNOSTICADA COM DIABETES GESTACIONAL. REVISTA HUMANO SER, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/798

Edição

Seção

Artigos de Revisão