O CONCEITO DE PATERNIDADE DOS ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL/RN

Autores

  • Liliane Pereira Braga
  • Ana Caroline de Lima Silva Ferreira
  • Carolina Lucena Medeiros
  • Fernanda Lima Pimentel
  • Suzani Gabrielli de Lima e Sousa
  • Eulália Maria Chaves Maia

Palavras-chave:

Adolescente. Paternidade. Desenvolvimento Humano

Resumo

Durante a adolescência, os indivíduos empenham-se em construir sua identidade, sendo que a estruturação da identidade sexual é parte relevante desse processo, já que os papéis de gênero masculino e feminino são os mais importantes do ponto de vista sociocultural.  Optou-se por questionar os adolescentes sobre seus conceitos de paternidade. Realizou-se um estudo exploratório analítico de corte transversal, com 196 adolescentes entre 10 e 19 anos matriculados em escolas públicas de Natal/RN. Foi utilizado um questionário estruturado envolvendo questões sociodemográficas e sobre o conceito de paternidade. Os resultados revelaram que a paternidade foi caracterizada pela aquisição e assunção de responsabilidades da vida adulta. Tal conceituação encontra respaldo na literatura científica que afirma que, para jovens de classes populares, o projeto de autonomia e ascensão social se concretiza pela constituição da própria família e pela capacidade de cuidar e sustentá-la.

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Publicado

2015-05-07

Como Citar

Braga, L. P., Ferreira, A. C. de L. S., Medeiros, C. L., Pimentel, F. L., Sousa, S. G. de L. e, & Maia, E. M. C. (2015). O CONCEITO DE PATERNIDADE DOS ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE NATAL/RN. REVISTA HUMANO SER, 1(1), 74–87. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/626

Edição

Seção

Artigos de Revisão