A INTEGRALIDADE COMO EIXO DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO NUTRICIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM NATAL, RN, BRASIL

Autores

  • Marina Clarissa Melo
  • Ana Emilia Leite Guedes
  • Genyklea Silva de Oliveira
  • Daniele Bezerra dos Santos
  • Laura Camila Pereira Liberalino
  • Fernanda Barros Soares

Palavras-chave:

Nutrição. Educação. Atenção à Saúde.

Resumo

O presente relato apresenta uma experiência educativa desenvolvida no Centro Universitário Facex - UNIFACEX, Natal, RN, Brasil a partir da elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição. A ideia de sermos protagonistas da vida orientou a elaboração do PPC de Nutrição.  Resultado da troca de experiências gerada nos momentos de reflexão crítica, o Projeto apresentou como eixo de mudança a integralidade da saúde. Foi concebido à luz da concepção freiriana, por meio de encontros temáticos reflexivos promotores da sua socialização e da valorização da formação docente. Na elaboração, respeitamos as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Nutrição e organizamos os componentes curriculares, fundamentais e específicos, segundo oito eixos temáticos que dialogassem entre si e com outras áreas do conhecimento. Apostamos na valorização dos educadores e na sua  liberdade para escolha de estratégias metodologias de ensino. Nessa costura, cada educador, cada amigo contribuiu de forma diferente, porém, todos buscavam um objetivo comum: preencher os oito eixos temáticos da estrutura curricular do Curso de Graduação em Nutrição com os ingredientes necessários para uma bonita formação nutricional e para o pleno exercício profissional. Evidenciamos que a adoção de uma metodologia ativa e as suas respectivas estratégias de ensino favorece a articulação entre o biológico e o social e entre o ensino e o serviço de saúde, anunciando possibilidades de mudança no eixo da formação acadêmica e nutricional, na perspectiva da integralidade da saúde.

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Publicado

2015-05-07

Como Citar

Melo, M. C., Guedes, A. E. L., Oliveira, G. S. de, Santos, D. B. dos, Liberalino, L. C. P., & Soares, F. B. (2015). A INTEGRALIDADE COMO EIXO DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO NUTRICIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM NATAL, RN, BRASIL. REVISTA HUMANO SER, 1(1), 1–17. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/620

Edição

Seção

Artigos de Revisão