DORMIR BEM: UMA QUESTÃO DE SAÚDE

Autores

  • Aline Silva Belísio Centro Universitário Facex - UNIFACEX

Palavras-chave:

Sono, Privação

Resumo

O sono é um dos processos fisiológicos mais estudos no mundo e atualmente se observa que a população mundial sofre com problemas relacionados ao sono que afetam diretamente o rendimento escolar e no trabalho, a saúde e o desempenho cognitivo. O que é o sono? Por que dormimos? Qual a relação entre sono e desempenho cognitivo? Estas e outras questões serão discutidas com a finalidade de caracterizar o padrão de sono e os efeitos da privação de sono sobre a saúde. Foi realizada uma revisão sobre o ciclo sono e vigília e os efeitos da privação de sono sobre a saúde. O levantamento bibliográfico foi realizado nos bancos de dados MEDLINE, WEB OF SCIENCE, Scielo, e abrangeu publicações de 1970 a 2012, em inglês e português. Percebe-se que o sono é importante para manter a resposta imune, diminuir o estresse e consolidar memória, mas com o estilo de vida atual, alguns fatores como o uso de celulares e computador, e o aumento da carga horário de trabalho e escolar provocaram modificações no padrão de sono ao longo do desenvolvimento que levaram a privação de sono, e em consequência o aumento do estresse e alteração do balanço energético. Foi observado que alguns problemas relacionados à privação de sono foram resolvidos por meio de programas educacionais sobre o sono. Contudo, é necessário caracterizar as causas da privação de sono em cada faixa etária para elaborar medidas de intervenção efetivas. 

Biografia do Autor

Aline Silva Belísio, Centro Universitário Facex - UNIFACEX

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2007) e Bacharelado (2008), mestrado (2010) e doutorado em Psicobiologia (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora de cursos técnicos na UNIFACEX, na área de saúde e meio ambiente, e colaboradora no laboratório de Cronobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Cronobiologia e Psicologia cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo sono e vigília, neuropsicologia da atenção,ritmos biológicos e comportamento social em saguis.

Referências

REFERÊNCIAS

ACEBO, C.; SADEH, A.; SEIFER, R.; TZISCHINSKY, O.; HAFER, A.; CARSKADON, M. A. Sleep/wake patterns derived from activity monitoring and maternal report for healthy 1- to 5-year-old children. Sleep. v. 28, n. 12, p. 1568-1577, 2005.

ANDRADE, M. M. M.; BENEDITO-SILVA, A.; DOMENICE, S.; ARNHOLD, I.; MENNA-BARRETO, L. Sleep characteristics of adolescents: A longitudinal study. J. Adolesc. Health. v. 14, n. 5, p.401-406. 1993.

ARENDT, J. Melatonin: Characteristcs, concerns and prospects. J. Biol. Rhythms. v. 20, n. 4, p. 291-303. 2005.

BELÍSIO, A.S.; LOUZADA, F.M.; AZEVEDO, C. V. M. Influence of social factors on the sleep-wake cycle in children. Sleep Sci. v. 3, n. 2, p. 82-86, 2010.

BORBÉLY, A. A. A two process model of sleep regulation. Hum. Neurobiol. v. 1, n.3, p. 195-204, 1982.

BORBÉLY, A.A.; ACHERMANN, P. Sleep homeostasis and models of sleep regulation. J. Biol. Rhythms. v. 14, n. 6, p. 559-570, 1999.

BRANDSTAETTER, R. Circadian lessons from peripheral clocks: is the time of the mammalian pacemaker up? Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A. v. 101, n. 16, p. 5699-5700, 2004.

BROWN, F. C.; BUBOLTZ, W. C. Applying Sleep Research to University Students: Recommendations for Developing a Student Education Program. J. Coll. Stud. Dev. v. 43, n. 3, p. 411-415, 2002.

BROWN, F.; BULBOTZ, W. C.; SOPER, B. Relationship of sleep hygiene awareness, sleep hygiene practices, and sleep quality in university students. Behav. Med. v. 28, n. 1, p. 33-38, 2002.

CARSKADON, M. A.; ACEBO, C. Entrainment of sleep and dim-light salivary melatonin onset (DLSMO) in young adolescent using a fixed schedule. Sleep Res. v. 26, p. 184, 1997.

CARSKADON, M.A.; ACEBO, C.; JENNI, O.G. Regulation of adolescent sleep. Ann. N. Y. Acad. Sci. v. 1021, n. 1., p. 276-291, 2004.

CORTESI, F.; GIANNOTI, F.; SEBASTIANI, T.; BRUNI, O.; OTTAVIANO, S. Knowledge of Sleep in Italian High School Students: Pilot-test of a School based Sleep Educational Program. J. Adolesc. Health. v. 34, n. 4, p 344-351, 2004.

DROSOPOULOS, S., SCHULZE, C., FISCHER, S. & BORN, J. Sleep's function in the spontaneous recovery and consolidation of memories. J Exp Psychol Gen. v. 136, n. 2, p. 169-183, 2007.

ERIKSEN, C.A.; KECKLUND, G. Sleep, sleepiness and health complaints in police officers: The effects of a flexible shift system. Ind Health. v. 45, n. 2, p. 279-288, 2007.

FISCHER, F.M., TEIXEIRA, L.R., BORGES, F.N.S., GONÇALVES, M.B.L. & FERREIRA, R.M. Percepção de sono: duração, qualidade e alerta em profissionais da área de enfermagem. Cad Saude Publica. v. 18, n. 5, p. 1261-1269, 2002.

FUKUDA, K.; ISHIHARA, K.; TAKEUCHI, T.; YAMANOTO, Y.; INUGAMI, M. Classification of the pattern of normal adults. Psychiatry Clin Neurosci. v. 53, n. 2, p. 141-143, 1999.

HORNE, J. A.; ÖSTERBERG, O. A. Self-assessment questionnaire to determine morningness-eveningness in human circadian rhythms. Intern. J. Chronobiol. v. 4, n. 2, p. 97-110, 1976.

IMERI, L.; OPP, M. R. How (and why) the immune system makes us sleep. Nat Rev Neurosci. v. 10, n. 3, p. 199–210, 2009.

JENNI, O.G.; CARSKADON M.A. Normal human sleep at different ages: lnfants to adolescents. In: SRS Basics of Sleep Guide. Westchester, Illinois: Sleep Research Society. p. 11-19, 2005.

JOHNSON, A. C.; NAITOH, P. The operational consequences of sleep deprivation and sleep deficit. North Atlantic treaty Organization.1974.

KHALSA, S. B.; JEWETT, M. E.; CAJOCHEN, C.; CZEISLER, C. A. A phase response curve to single bright light pulses in human subjects. J. Physiol. v. 549, n. Pt 3, p. 945-52, 2003.

KLEITMAN, N. The Hygiene of sleep and wakefulness. In: Sleep and wakefulness. The University of Chicago Press, cap.30: 305-320, 1977.

KNUDSEN, H.K.; DUCHARME, L.J.; ROMAN, P.M. 2007. Job stress and poor sleep quality: Data from American sample of full-time workers. Soc Sci Med. , v. 64, n. 10, p. 1997-2007, 2007.

LOUZADA, F.; ORSONI, A.; MELLO, L.; BENEDITO-SILVA, A.A.; MENNA-BARRETO, L. Longitudinal study of the sleep-wake cycle in children living on the same school schedules. Biol Rhythm Res. v. 27, n. 3, p. 390-397, 1996.

MARQUES, M. D.; MARQUES, N.; MENNA-BARRETO, L.; SILVA, A. A. B.; CIPOLLA-NETO, J. Ritmos da vida. Ciência hoje. v. 10, n. 58, p. 45-49, 1989.

MARTYNHAK, B.J.; LOUZADA, F.M.; PEDRAZZOLI, M.; ARAUJO JF. Does the chronotype classification need to be updated? Preliminary findings. Chronobiol. Int. v. 27, n. 6, p. 1329-1334, 2010.

MEDEIROS, A. L. D.; MENDES, D. B. F., LIMA, P. F.; ARAUJO, J. F. The relathioship between sleep-wake cycle and academic performance in medical students. Biol Rhythm Res. v. 32, n. 2, p. 263-270, 2001.

MEERLO, P.; SGOIFO, A.; SUCHECKI, D. Restricted and disrupted sleep: effects on autonomic function, neuroendocrine stress systems and stress responsivity. Sleep Med Rev. v. 12, n. 3, p. 197-210, 2008.

MENNA-BARRETO, L.; ISOLA, A.; LOUZADA, F.; BENEDITO-SILVA, A.A.; MELLO, L. Becoming circadian - a one-year study of the sleep/wake cycle in children. Braz. J. Med. Biol. Res. v. 29, n. 1, p. 125-129, 1996.

MIKULINCER, M.; BABKOFF, H.; CASPY, T.; SING, H. The effects of 72 hours of sleep loss on psychological variables. Br J Psychol. v. 80, n. Pt 2, p. 145-162, 1989.

MIRÓ, E.; CANO-LOZANO, M. C.; BUELA-CASAL, G. Electrodermal activity during total sleep deprivation and its relationship with other activation and performance measures. J Sleep Res. v. 11, n. 2, p. 105-12, 2002.

ORZEŁ-GRYGLEWSKA, J. Consequences of sleep deprivation. Int J Occup Environ Med. v. 23, n. 1, p. 95-114, 2010.

PAREKH, P. L.; KETTER, T. A.; ALTSHULER, L.; FRYE, M. A.; CALLAHAN, A.; MARANGELL, L.; POST, R. M. Relationships between thyroid hormone and antidepressant responses to total sleep deprivation in mood disorder patients. Biol Psychiatry. v. 43, n. 5, p. 392-394, 1998.

PIRES, M. L.; BENEDITO-SILVA, A. A.; MELLO, M. T.; POMPEIA, C.; DEL GICLIO, S.; TUFIK, S. Sleep habits and complaints of adults in the city of São Paulo, Brazil, in 1987 and 1995. Braz. J. Med. Biol. Res. v. 40, n. 11, p. 1505-1515, 2007.

RADOŠEVIC-VIDACEK, B.; KOŠCEC, A. Shiftworking families: parents’ working Schedule and sleep patterns of adolescents attending school in two shifts. Rev. Saúde Pública. v.38, Suppl:38-46, p. 38-46, 2004.

ROTH, T.; ROHERS, T. Sleep organization and regulation. Neurology. v. 51, n. 5, p. 1-11, 2000.

SOARES, C. S.; ALMONDES, K. M. Sono e cognição: implicações da privação do sono para a percepção visual e visuoespacial. Psico. v. 43, n. 1, p. 85-92, 2012.

SOUSA, I.C.; ARAÚJO, J.F.; AZEVEDO, C.V.M. The effect of a sleep hygiene education program on the sleep–wake cycle of Brazilian adolescent students. Sleep Biol Rhythms. v. 5, n. 4, p. 251–258, 2007.

SOUZA, J. C.; SOUSA, I. C.; BELÍSIO, A. S.; AZEVEDO, C. V. M. Sleep habits, daytime sleepiness and sleep quality of high school teachers. Psychol Neurosci. v. 5, n. 2, p. 257-263, 2012.

SPIEGEL, K., TASALI, E., PENEV, P. & VAN CAUTER, E. Brief communication: Sleep curtailment in healthy young men is associated with decreased leptin levels, elevated ghrelin levels, and increased hunger and appetite. Ann Intern Med. v. 141, n. 11, p. 846-850, 2004.

TAHERI, S.; LIN, L.; AUSTIN, D.; YOUNG, T.; MIGNOT, E. Short Sleep Duration Is Associated with Reduced Leptin, Elevated Ghrelin, and Increased Body Mass Index. PLoS Med. v. 1, n. 3, p. 211-217, 2004.

VALDEZ, P.; RAMÍREZ, C.; GARCÍA, A. Delaying and extending sleep during weekends: sleep recovery or circadian effect? Chronobiol. Int. v. 13, n. 3, p. 191-198, 1996.

VALDEZ, P.; RAMÍREZ, C.; GARCÍA, A.; TALAMANTES, J.; ARMIJO, P.; BORRANI, J. Circadian rhythms in components of attention. Biol Rhythm Res, v. 36, n. 1-2, p. 57-65, 2005.

VAN DONGEN, H. P.; MAISLIN, G.; MULLINGTON, J. M.; DINGES, D. F. The cumulative cost of additional wakefulness: dose-response effects on neurobehavioral functions and sleep physiology from chronic sleep restriction and total sleep deprivation. Sleep. v. 26, n. 2, p. 117-126, 2003.

WALKER, M.P.; STICKGOLD, R. Sleep, memory, and plasticity. Annu Rev Psychol. v. 57, p. 139-66, 2006.

WEBB, W.B. & AGNEW, H.W. Sleep state characteristics of long and short sleepers. Science. v. 168, n. 3927, p. 146- 147, 1970.

WILHELM, I.; DIEKELMANN, S.; BORN, J. Sleep in children improves memory performance on declarative but not procedural tasks. Learn. Mem. v. 15, n. 5, p. 373-377, 2008.

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Belísio, A. S. (2018). DORMIR BEM: UMA QUESTÃO DE SAÚDE. REVISTA HUMANO SER, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/555

Edição

Seção

Artigos de Revisão