O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ORIENTAÇÃO, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Autores

  • ALINE RODRIGUES DA CUNHA CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
  • ANDREZA ALVES DE ALMEIDA CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
  • SHEYLA PRISCYLLA SILVA OLIVEIRA CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
  • TAYSSA SUELEN CORDEIRO PAULINO CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
  • LENILTON SILVA DA SILVEIRA JUNIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX
  • DELANNE CRISTINA SOUZA DE SENNA FONTINELE CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Resumo

O Câncer de Mama é a multiplicação desordenada de células mamárias em células malignas; não existe uma origem específica, podendo ser desenvolvido em decorrência multifatorial. O enfermeiro traz importantes informações sobre exames preventivos e periódicos para rastreamento e detecção precoce a fim de evitar o número de novos casos, mas acima de tudo, aumentar a expectativa de vida dessa paciente após o diagnóstico. Assim, o objetivo deste é descrever a importância do enfermeiro na orientação, promoção e prevenção do câncer de mama. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa. A busca ocorreu através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas seguintes bases de dados eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Quanto à realização de ação educativa é oportuno para o enfermeiro realizá-la durante a consulta de enfermagem, cujo momento é fundamental, pois o profissional de enfermagem possui autonomia em acentuar as orientações quanto ao autoexame Clínico das Mamas, abordar aspectos mamários normais e aspectos característicos do câncer de mama, assim como realizar corretamente o exame clínico das mamas, sendo também atribuição do enfermeiro elencar ações para o controle dessa doença. O enfermeiro é profissional com atributos para promover, prevenir e orientar os pacientes nos serviços de saúde e na sua comunidade, tendo participação direta nos avanços do processo de enfermagem, além do mais, é possível endossar o compromisso da prevenção frente às doenças através de palestras, oficinas e consulta de enfermagem munida de inovações para com às usuárias.

Biografia do Autor

ALINE RODRIGUES DA CUNHA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Discente do 10º período do Curso Graduação em Enfermagem do UNIFACEX.

ANDREZA ALVES DE ALMEIDA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Discente do 10º período do Curso Graduação em Enfermagem do UNIFACEX.

SHEYLA PRISCYLLA SILVA OLIVEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Discente do 6º período do Curso Graduação em Enfermagem do UNIFACEX.

TAYSSA SUELEN CORDEIRO PAULINO, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Enfermeira. Doutora em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN.

LENILTON SILVA DA SILVEIRA JUNIOR, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Farmacêutico. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/IOC)

DELANNE CRISTINA SOUZA DE SENNA FONTINELE, CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

Bióloga. Doutora em Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (vinculado ao RENORBIO – Rede Nordeste de Biotecnologia na Fundação Universidade Estadual do Ceará).

Downloads

Publicado

2019-02-04

Como Citar

CUNHA, A. R. D., ALMEIDA, A. A. D., OLIVEIRA, S. P. S., PAULINO, T. S. C., SILVEIRA JUNIOR, L. S. D., & FONTINELE, D. C. S. D. S. (2019). O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ORIENTAÇÃO, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA. REVISTA HUMANO SER, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/humanoser/article/view/1007

Edição

Seção

Artigos de Revisão