AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DA COOPCICLA: CONHECENDO A REALIDADE DA COLETA SELETIVA NA CIDADE DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

Palavras-chave:

Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, Cooperativa de catadores de resíduos urbanos, Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma Avaliação Pós-Ocupação (APO) técnico-funcional realizada, no segundo semestre de 2017, na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Natal (COOPCICLA). Tem como objetivo foi discutir os aspectos arquitetônicos na perspectiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010) e verificar a realidade da coleta seletiva na cidade de Natal- RN. Para a metodologia, optou-se por uma abordagem multimétodos, de caráter qualitativo. A pesquisa constatou a falta de equipamentos, que aperfeiçoem as atividades referentes à coleta seletiva e ambientes e mobiliários favoráveis ao bem estar dos usuários, embora os cooperados estão satisfeitos com o ambiente físico. Identificou-se a dificuldade dos usuários em avaliar o ambiente físico, visto que a cooperativa oferece melhores condições de trabalho se comparada com o lixão, onde as atividades eram realizadas antes da criação da cooperativa e construção do galpão. A análise dos resultados aponta para a necessidade de propostas com enfoque social e econômico.

Biografia do Autor

Juliana Viégas de Lima Valverde, Centro Universitário UniFACEX

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), com ênfase nos seguintes temas: arquitetura hospitalar, avaliação pós-ocupação, percepção ambiental. Possui graduação em pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de iluminação, design de interiores e cenografia. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo na UniFACEX desde 2014. Atualmente coordena a pesquisa de iniciação cientifica intitulada "Recomendações projetuais para centro de tratamento de resíduos sólidos recicláveis situados na cidade de Natal, RN; e ministra as disciplinas: história da arte, da arquitetura e do urbanismo, história da arquitetura e do urbanismo 1, história da arquitetura e do urbanismo 4, psicologia ambiental e projeto de interiores corporativos.

Fernanda Beatriz Santos de Oliveira

Bolsista PROIC Unifacex

Referências

ABRELPE, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. São Paulo: Abrelpe, 2015. Anual. Disponível em: <http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2015.pdf>. Acesso em 12 de setembro 2017.

BRASIL. Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010. Política nacional de resíduos sólidos. 2. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012. 73 p. – (Série legislação; n. 81)

GÓES, R. M. de. Imagem Sócio-ambiental do bairro de Cidade Nova, Natal, RN, por seus moradores. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. PPGP: Natal. 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17506/1/RachelMG_DISSERT.pdf> Acesso em 28 de abril de 2018.

NATAL. Lei Municipal Nº. 4.912, de 19 de dezembro de 1997. Dispõe sobre o uso do solo, limites e prescrições urbanísticas da Zona de Proteção Ambiental - ZPA-4, dos cordões dunares do Guarapes, região Oeste de Natal. Natal, RN, 1997

RHEINGANTZ, Paulo A.; AZEVEDO, Giselle A.; BRASILEIRO, Alice; ALCANTARA, Denise de; QUEIROZ, Mônica. Observando a qualidade do lugar: Procedimentos para avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: PROARQ-UFRJ, 2009. Disponível em: www.fau.ufrj.br/prolugar/arq_pdf/livros/obs_a_qua_lugar.pdf

SANOFF, Henry. Visual Research Methods in Design. New York: Van Nostrand Reinhold, 1991.

SILVA, E.M. de M.; MENEZES, C. G. R.; MORENO, J. C. Degradação ambiental da área do lixão Cidade Nova devido ao acúmulo de resíduos sólidos. 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Campo Grande/MS: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Setembro, 2005 Disponível em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/abes23/III-072.pdf>. Acesso em 14 de abril de 2018.

SOMMER, B.; SOMMER, R. A Practical guide to behavioral research: Tools and techniques. New York: Oxford University Press, 1997.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Valverde, J. V. de L., Oliveira, F. B. S. de, & Lopes, Y. C. S. (2018). AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DA COOPCICLA: CONHECENDO A REALIDADE DA COLETA SELETIVA NA CIDADE DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(2), 151–175. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/973