EMPREGO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PRODUZIDOS EM NATAL/RN EM CAMADAS DE PAVIMENTO: ANÁLISE FÍSICA E MECÂNICA

Autores

  • Duílio Assunção Marçal de Araújo Centro Universitário Facex (Unifacex)
  • Maria Juciara Oliveira de Araújo
  • Ana Amállia Fernandes Freire de Oliveira

Palavras-chave:

resíduos de construção e demolição, camadas recicladas, pavimento sustentável.

Resumo

Sustentabilidade é um conceito cada vez mais atrelado à construção civil. O material rejeitado de construções e demolições já possui legislação para tratamento, armazenamento e beneficiamento para ser empregado mais uma vez, esse material é chamado de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). O RCD após beneficiamento tem características de agregados que podem ser aplicados em camadas de pavimento flexível (base, sub-base e reforço de subleito), sendo assim, este foi o intuito da pesquisa, ou seja, analisar se os materiais de duas empresas na cidade do Natal/RN têm características físicas e mecânicas aceitáveis para o uso na pavimentação. Para a caracterização física do rejeito foram empregados os ensaios de: massa específica real, umidade, granulometria. Depois foi escolhido um traço de 70% de rejeito e 30% de solo escolhido para a análise mecânica. Foram realizados ensaios Proctor em condição normal e intermediária. Com os valores de peso específico seco máximo e umidade ótima, provindas da compactação, foram recriadas amostras com grau de compactação de 100% para a realização dos ensaios de Índice de Suporte Califórnia. A caracterização física apresentou que um dos rejeitos investigados não está adequado quanto à norma vigente. Quanto as propriedades mecânicas apenas uma das misturas de solo e RCD apresentou ser compatível com os limites mínimos exigidos. Portanto, foi verificado que apenas um dos resíduos obtidos foi capaz de atender aos critérios físicos e mecânicos, enquanto que o outro resíduo foi reprovado em todas as análises, não sendo enfim, possível de ser empregado.

Biografia do Autor

Duílio Assunção Marçal de Araújo, Centro Universitário Facex (Unifacex)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013) e mestrado em Engenharia Civil também pela Universidade Federal do Rio Grando do Norte (2016). Atualmente é professor do curso de engenharia civil no Centro Universitário Facex, com ênfase nas disciplinas que envolvem obras de terra e transportes. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotécnica.

Referências

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15.115: agregados reciclados de resíduos sólidos de construção civil – execução de camadas de pavimentação – procedimentos. Rio de Janeiro, 2004.

___. NBR NM 53: agregado graúdo – determinação de massa específica, massa específica aparente e absorção de água. Rio de Janeiro. 2002.

___. NBR 7181: solo – análise granulométrica. Rio de Janeiro. 2016.

___. NBR 7182: solo – ensaio de compactação. Rio de Janeiro. 2016.

Brito Filho, J. A. Cidades versus entulhos. In: Seminário de desenvolvimento sustentável e a reciclagem na construção civil. São Paulo. 1999.

Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. DNER-ME 213: solos – determinação do teor de umidade. São Paulo. 1994.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. DNIT-ME 172: solos – determinação de índice de suporte Califórnia utilizando amostras não trabalhadas. São Paulo. 2016.

Conselho Nacional de Meio Ambiente. Resolução nº 307 de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos de construção. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

Brasileiro, L. L.; Matos, J. M. E. Revisão bibliográfica: reutilização de resíduos da construção e demolição na indústria da construção civil. Revista Cerâmica. Vol. 61. Pg. 178-189. 2015.

Santos, M. F. N.; Battistelle, R. A. G.; Hori, C. Y.; Julioti, P. S. GEPROS – Gestão da produção, operações e sistemas. 2011.

Siqueira, M. S.; Gusmão, A. D.; Souza, P. C. M. Estudo geotécnico sobre a utilização de resíduos de construção e demolição como agregado reciclado em pavimentação. 2006.

Hortegal, M. V.; Ferreira, T. C.; Sant’Ana, W. C. Utilização de agregados resíduos sólidos da construção civil para pavimentação em São Luiz – MA. Pesquisa em foco. Vol. 17. Nº 2. Pg 60-74. 2009.

Motta, R. S. Estudo laboratorial de agregado reciclado de resíduo sólido da construção civil para aplicação em pavimentação de baixo volume de tráfego. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2005.

Leite, F. C. Comportamento mecânico de agregado reciclado de resíduo sólido de construção civil em camadas de base e sub-base de pavimentos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2007.

Fernandes, C. G. Caracterização mecanística de agregados reciclados de resíduos de construção e demolição para uso em pavimentação dos municípios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2004.

Lima, L. C. O ensaio DCP aplicado ao controle de qualidade de compactação de obras viárias executadas com solos lateríticos de textura fina. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Engenharia de Infra-estrutura Aeronáutica). Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São Carlos. 1999.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Araújo, D. A. M. de, Araújo, M. J. O. de, & Oliveira, A. A. F. F. de. (2018). EMPREGO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO PRODUZIDOS EM NATAL/RN EM CAMADAS DE PAVIMENTO: ANÁLISE FÍSICA E MECÂNICA. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(2), 75–88. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/953