PENSANDO O PROCESSO AVALIATIVO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIFACEX

Mylena Teixeira do Nascimento, Alexson Gomes de Lima, Alison Nascimento Reis, Luana Stefanya Costa Mendes

Resumo


O presente trabalho trata da relação entre educação física escolar, Pibid e avaliação da aprendizagem. O objetivo desse estudo foi relatar o processo de avaliação durante o segundo bimestre letivo de 2017 com alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, assim como, destacar alguns saberes indispensáveis a prática docente experimentados pelos bolsistas do Pibid de Educação Física do Centro Universitário Facex/Unifacex. A metodologia é um relato de experiência pedagógica, realizado durante o segundo bimestre letivo de 2017, de 18 de maio à 28 de julho, compreendendo 16 aulas presenciais, ministradas nas quintas e sextas.  Com base nos resultados, constatou-se o bom desempenho quanto à frequência; um comportamento considerado mediano com algumas participações mais enfáticas de alguns estudantes e menos por partes de outros, respeitosos em relação aos bolsistas e ao professor regente da turma; e um baixo rendimento em relação às notas de trabalhos e provas. Diante do que foi exposto, pôde-se concluir que o processo avaliativo é de suma importância para acompanhar a aprendizagem dos educandos, tendo em vista que a partir da avaliação podem surgir novas estratégias para a condução das aulas, já que os fatores de dificuldades vão aparecendo durante o processo de ensino-aprendizagem e o professor como mediador do conhecimento tende a buscar novas alternativas para que o aluno aprenda, assim como o Pibid é fundamental para o processo de formação docente.

Palavras-chave


Avaliação; Educação física; PIBID

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