ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEÓRIA E PRÁTICA E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Nágila Naiara de Carvalho França UNIFACEX
  • Ana Carolina Lemos Morais do Nascimento UNIFACEX
  • Liana Eloiza de Oliveira Silva UNIFACEX
  • Clécio Danilo Dias-da-Silva UFRN
  • Daniele Bezerra dos Santos UNIFACEX
  • Lucia Maria Almeida Centro Universitário Facex -UNIFACEX

Palavras-chave:

Atividades Práticas, Ensino de Ciências, Formação Acadêmica

Resumo

A introdução de atividades experimentais vem sendo sinalizada como uma possibilidade efetiva para melhorar o ensino e aprendizagem em ciências. Embora aplicadas com pouca frequência, são vistas e apontadas por diversos pesquisadores como uma das soluções para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em ciências. O trabalho teve como objetivos fazer um levantamento da ocorrência e dos tipos de atividades práticas desenvolvidas em turmas do ensino fundamental II na escola de atuação do PIBID-UNIFACEX, possibilitar aos alunos Pibidianos, conhecer, vivenciar e interagir com a realidade escolar, através da investigação e desnevolvimento de atividades práticas e materiais didáticos, proporcionando espaços para uma reflexão sobre a mediação teórico prática da ação docente. A pesquisa foi realizada em 5 turmas do ensino fundamental II na disciplina de ciências. Foi aplicado um questionário semiestruturado contendo perguntas simples e objetivas, os mesmos foram analisados, calculando-se os percentuais das maiores tendências. Foi verificado que as atividades práticas nas aulas de ciências são raramente utilizadas, quando ocorrem em sua maioria são aulas demonstrativas, no entanto, quando desenvolvidas em sala de aula despertaram o interesse dos alunos pela disciplina de ciências e seus conteúdos, principalmente no que diz respeito a entender melhor os conteúdos vistos nas aulas expositivas. As atividades possibilitaram aos licenciandos conhecer e vivenciar a realidade escolar desenvolvendo, exercitando e articulando saberes da sua formação acadêmica e saberes construídos na vivência no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Nágila Naiara de Carvalho França, UNIFACEX

Graduada em Ciências Biológicas/Bacharelado-UNP e Licencianda em Ciências Biológicas e Bolsista do PIBID -UNIFACEX

Ana Carolina Lemos Morais do Nascimento, UNIFACEX

Licencianda em Ciências Biológicas e Bolsista do PIBID -UNIFACEX

Liana Eloiza de Oliveira Silva, UNIFACEX

Licencianda em Ciências Biológicas e Bolsista do PIBID -UNIFACEX

Clécio Danilo Dias-da-Silva, UFRN

Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – IFRN e Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UFRN

Daniele Bezerra dos Santos, UNIFACEX

Doutora em Psicobiologia UFRN e Professora do Centro Universitário UNIFACEX

Lucia Maria Almeida, Centro Universitário Facex -UNIFACEX

Doutora em Psicobiologia UFRN e Professora do Centro Universitário UNIFACEX

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Publicado

2018-03-26

Como Citar

de Carvalho França, N. N., do Nascimento, A. C. L. M., Silva, L. E. de O., Dias-da-Silva, C. D., dos Santos, D. B., & Almeida, L. M. (2018). ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEÓRIA E PRÁTICA E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 16(1), 44–60. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/926