RECORDAR É VIVER, REFLETIR E APRENDER: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIFACEX NO PIBID

Valeria Maria Soares Goes, Juliana Rocha de Azevedo da Costa, Anaximonas de Morais Varela Barca

Resumo


 

O artigo relata a experiência do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Facex no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de um subprojeto que envolveu dez alunos do curso e três docentes. O projeto foi desenvolvido numa parceria com a Escola Estadual Monsenhor Governador Walfredo Gurgel em Natal/RN, lócus da prática no período de 2014 a 2015. A importância deste relato está em conferir o devido registro à iniciativa pioneira de uma instituição privada de ensino superior no Estado do Rio Grande do Norte em participar dos Programas de Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em um curso recém-implantado e os resultados desta experiência para os envolvidos, sendo eles: bolsistas, docentes, alunos da instituição parceira da Educação Básica e para o próprio curso de Licenciatura em Educação Física. Para tanto, este relato conta com a metodologia da pesquisa exploratório-descritiva em seu objetivo e, bibliográfica e documental em seus procedimentos e fontes. Os resultados alcançados com as práticas propostas no plano de trabalho submetido à CAPES, levaram a reflexão e ao amadurecimento dos acadêmicos envolvidos, que vivenciaram o dia-a-dia de uma escola pública na atuação do componente curricular obrigatório de Educação Física, uma vez que o ambiente e a realidade escolar é viva, mutável e complexa. O subprojeto possibilitou entender o verdadeiro sentido de planejamento sensível e flexível para a realidade escolar trabalhada.

 


Palavras-chave


Educação Física. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Relato de experiência.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Leis de diretrizes e bases da educação Nacional. Brasília: MEC/SEF, 1996. - Parâmetros Curriculares nacionais: Ensino Fundamental.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. LIMA, M

GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: LINHARES, Célia; TRINDADE, Maria. Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

NÓVOA, A. Os professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PORTAL EDUCAÇÃO Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/30199/fases-e-etapas-do-planejamento-de-ensino#ixzz3ych1jOfW

SOARES, Simone Fernandes; SILVA, Marília Natacha de Freitas; BARBOSA, Maria Edivani Silva. O conhecimento do espaço escolar: uma reflexão sobre as teorias e as práticas escolares. Anais do XVI Encontro de Geógrafos: crise, práxis e autonomia: espaços de resistências e de esperanças Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Juliana/Downloads/download(2137).PDF

WIEBUSCH, Andressa; RAMOS, Nara Vieira. As repercussões do PIBID na formação inicial de professores. Anais do IX ANPED Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Disponível: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1584/463


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX ISSN 1518-5184 (Impressa) ISSN 2237-8685 (Online)  UNIFACEX- Centro Universitário FACEX Rua Orlando Silva, 2897 Capim Macio - Natal/RN - CEP: 59080-020