PIBID: CONSTRUINDO A IDENTIDADE DO PROFESSOR

Autores

  • Joseane Maria Araújo Medeiros UNIFACEX
  • Anna Claudia Chagas de Araujo UNIFACEX

Palavras-chave:

Docência. Aprendizagem. Identificação

Resumo

RESUMO     

 

A reflexão que propomos sobre o papel do docente na relação do ensino e da aprendizagem foi constituída no processo de experiência, no período de 1 ano, no subprojeto do PIBID “Da leitura do mundo à leitura da palavra”, baseado nos fundamentos de Paulo Freire. O referido subprojeto tem como objetivo desenvolver uma intervenção educativa com alunos matriculados na rede pública em turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, que apresentavam problemas na alfabetização e no letramento. A decisão por este foco surgiu diante de análise da fala dos professores da rede pública em relação ao número acentuado de alunos que chegam ao 5º ano sem o domínio da leitura e da escrita, como também de dados apresentados pelo IDEB sobre o desempenho dos alunos neste ano de ensino. Os seis bolsistas que desenvolveram o trabalho foram se deparando na prática com as questões que definem o papel do docente no contexto escolar.  Uma das questões que abordamos no grupo foi à concepção do Ser Professor. Vimos à necessidade de se discutir o papel desse profissional que mesmo em constantes desafios não deve perder o foco do seu importante valor. Afinal, qual o papel do professor na contemporaneidade? Qual é a importância do PIBID no processo de formação do professor? Para responder estas e outras questões elencamos a relação ensino e aprendizagem como sentido da prática docente, utilizando de alguns recortes do cenário Brasileiro e específico da rede pública de ensino.

 

 

 

Biografia do Autor

Joseane Maria Araújo Medeiros, UNIFACEX

Pedagoga;Psicopedagoga; Mestre em Educação; Coordenadora de Aréa do PIBID - Pedagogia/UNIFACEX.

Anna Claudia Chagas de Araujo, UNIFACEX

Discente e Bolsista do PIBID - CURSO DE PEDAGOGIA/UNIFACEX

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394, 20 de dezembro de 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2003.

TARDIF, Maurice; Lessad Claude. O trabalho docente: elementos para uma docência como profissão de interações humanas. São Paulo: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Medeiros, J. M. A., & Araujo, A. C. C. de. (2016). PIBID: CONSTRUINDO A IDENTIDADE DO PROFESSOR. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 14(1 esp.), 74–88. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/699