A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA QUANTIQUALITATIVA NO PLANEJAMENTO DE PRATICAS EDUCACIONAIS EXITOSAS: A AÇÃO DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFACEX

Autores

  • Valeria Maria Soares Goes UNIFACEX
  • Juliana Rocha de Azevedo da Costa UNIFACEX
  • Marcílio Félix Pinheiro da Silva Centro universitário UNIFACEX, Natal/RN
  • Hugo Medeiros de Souza Centro universitário UNIFACEX, Natal/RN
  • Bruno Rocha Centro universitário UNIFACEX, Natal/RN

Palavras-chave:

Pesquisa quantiqualitativa. Práticas Educacionais. Planejamento

Resumo

 

A pesquisa se caracteriza por analisar a eficácia da aplicabilidade da abordagem quantiqualitativa em investigações científicas que visam o diagnóstico social (econômico e cultural), em especial o levantamento do perfil dos sujeitos envolvidos na prática educativa, para um planejamento exitoso. A realização de diagnóstico do perfil do aluno, prevista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), visa o reconhecimento do público beneficiado com as práticas educativas. Neste contexto, a pesquisa de levantamento realizada na Escola Estadual Gov. Walfredo Gurgel – Natal/RN inferiu diretamente no planejamento das ações do Projeto de Educação Física /PIBID- UNIFACEX, na referida escola. Desta feita, o artigo problematiza a relevância da pesquisa quantiqualitativa como ferramenta  de trabalho no planejamento docente. A metodologia utilizada envolveu a pesquisa exploratória-descritiva, de levantamento, com aplicação de questionário misto para todas as turmas acompanhadas pelo Projeto, o que caracteriza-se como censo. Cabe ressaltar que o estudo desse instrumento de coleta de dados, bem como da abordagem utilizada, se deu por meio de pesquisa bibliográfica em tratados de metodologia científica. O resultado apontou para a necessidade de utilização de pesquisas-diagnóstico no processo de planejamento docente, uma vez que a pesquisa quantiqualitativa permite uma visão mais detalhada do público a que se destina a prática educativa. No caso da Escola Estadual Gov. Walfredo Gurgel, o levantamento de dados levou a modificação do planejamento prévio estabelecido no Projeto, uma vez que dados ocultos foram peça-chave para a reflexão da prática.

Biografia do Autor

Valeria Maria Soares Goes, UNIFACEX

Professora  Mestra do Curso de Licenciatura em Educação Física UNIFACEX

Coordenadora de Area do subprejeto Pibid Educaçâo Física UNIFACEX

Juliana Rocha de Azevedo da Costa, UNIFACEX

Professora de metodologia cientifica UNIFACEX

Doutorando em Ciencias Sociais UFRN

Marcílio Félix Pinheiro da Silva, Centro universitário UNIFACEX, Natal/RN

Aluno do sexto período do Curso de Educação fisica UNIFACEX

Bolsista CAPES/PIBID Unifacex

Hugo Medeiros de Souza, Centro universitário UNIFACEX, Natal/RN

Aluno do sexto período do Curso de Educação fisica UNIFACEX

Bolsista CAPES/PIBID Unifacex

Bruno Rocha, Centro universitário UNIFACEX, Natal/RN

Aluno do terceiro período do Curso de Educação fisica UNIFACEX

Bolsista CAPES/PIBID Unifacex

Referências

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Goes, V. M. S., de Azevedo da Costa, J. R., Silva, M. F. P. da, Souza, H. M. de, & Rocha, B. (2016). A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA QUANTIQUALITATIVA NO PLANEJAMENTO DE PRATICAS EDUCACIONAIS EXITOSAS: A AÇÃO DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA UNIFACEX. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 14(1 esp.), 89–103. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/698