LITERATURA DE CORDEL NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PIBID

Autores

  • Joseane Maria Araújo Medeiros UNIFACEX
  • Rita de Cássia Angelo da Silva UNIFACEX
  • Daiane Torres de Lemos UNIFACEX

Palavras-chave:

Literatura de Cordel. Prática pedagógica. Aprendizagem

Resumo

Neste artigo propomos configurar a literatura de cordel como ferramenta de comunicação fazendo relevância da sua importância cultural, histórica e social. Também tivemos a finalidade no desenvolvimento desse estudo de explicitar a contribuição da literatura de cordel a prática educativa, tendo como influência uma experiência realizada através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia/UNIFACEX, em uma Escola Municipal, localizada em Natal-RN. Assim sendo, a experiência com a literatura de cordel no processo de ensino/aprendizagem na referida escola caracterizou-se pela pesquisa-ação, tendo a oportunidade de realizarmos na prática algumas intervenções pedagógicas subsidiadas por alguns gêneros textuais, dentre eles a literatura de cordel. A proposta foi desenvolvida em turmas do 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental com o objetivo de contribuir na superação de algumas dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos em relação à leitura e a escrita. O uso da literatura de cordel expressou alta cooperação para o exercício da leitura, escrita e interpretação de textos dos alunos. Também para o desenvolvimento artístico na construção das imagens da xilogravura, possibilitando amplitude de seus conhecimentos sobre a cultura, uma vez que esboçamos para os educandos a valorização da manifestação histórica e social arraigados pela escrita da literatura de cordel.  A oportunidade extrapolou as expectativas auxiliando no processo de socialização dos educandos, no desenvolvimento da oralidade, através do momento de compartilhar as atividades realizadas, partindo da reflexão sobre os versos de cordéis, bem como das expressões populares.

Biografia do Autor

Joseane Maria Araújo Medeiros, UNIFACEX

Pedagoga;Psicopedagoga; Mestre em Educação; Coordenadora de área do PIBID-Pedagogia/UNIFACEX.

Rita de Cássia Angelo da Silva, UNIFACEX

Discente e Bolsista do PIBID - Pedagogia/UNIFACEX

Daiane Torres de Lemos, UNIFACEX

Discente e Bolsista do PIBID - Pedagogia/UNIFACEX

Referências

ABREU, Marcia. Então se forma a história bonita: relações entre folhetos de cordel e literatura erudita. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 10, n. 22, p. 199-218, jul./dez. 2004.

BATISTA, Sebastião Nunes. Antologia da Literatura de cordel. Natal/RN: Fundação José Augusto, 1977.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.47ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2013.

LUYTEN, Joseph. O que é Literatura de Cordel. São Paulo: Brasiliense, 2007.

MELO, Veríssimo. Literatura de cordel: visão histórica e aspectos principais. In: LOPES, José Ribamar (Org.). Literatura de cordel: antologia. 3. ed. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 1994.

SILVA, Ezequiel Theodoro da; ZILBERMAN, Regina. Literatura e Pedagogia. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

TRIPP, David. A pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VYGOTSKY, Lev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1998.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Medeiros, J. M. A., Silva, R. de C. A. da, & Lemos, D. T. de. (2016). LITERATURA DE CORDEL NA PRÁTICA EDUCATIVA DO PIBID. Carpe Diem: Revista Cultural E Científica Do UNIFACEX, 14(1 esp.), 43–53. Recuperado de https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/696